julho 27, 2005

Notícias

diego.jpg

Benfica - Paulo Barbosa garante que a SAD encarnada tem uma proposta de 10 milhões de euros para vender o passe do seu representado, o lateral-direito Miguel. O Record diz que é possível que Diego, ex-Fluminense, pode vir a integrar o plantel benfiquista já esta temporada. Paulo Almeida e Everson é que continuam sem clube e vão treinar-se com a equipa B. Hoje há particular frente ao Barreirense, já com Luisão e Manuel Fernandes disponíveis.

FC Porto - Diego está de regresso e pode jogar no Torneio de Amesterdão caso Adriaanse assim o entenda. O playmaker está de volta e, por ora, sem a companhia de Anderson. O jogador do Grémio só deve chegar ao Porto em Janeiro mas parece ter aprendido a lição depois do cartão vermelho que viu na jornada do fim-de-semana. O FC Porto parte amanhã para a Holanda, onde defronta o Boca Juniors (sexta) e o Arsenal (domingo).

Sporting - Deivid já marca nos treinos e pode formar dupla com Liedson no encontro frente ao Middlesbrough, inserido no Torneio Internacional do Guadiana. Rochemback está a melhorar no plano físico e, adianta o brasileiro, "já perdi seis quilos". Valdir renovou anteontem mas vai rodar no Estrela da Amadora, por empréstimo.

Mercado - Alioune Touré será jogador da União de Leiria. João Bartolomeu tenta que o PSG aceite pôr termo ao contrato que ainda liga o avançado ao clube da capital francesa e que prevê mais duas épocas de vínculo. Femi Opabunmi, internacional nigeriano proveniente do Niort, está a treinar à experiência em Penafiel. Figo deve assinar pelo Inter de Milão, onde já está Walter Samuel, que chega do Real Madrid por empréstimo.

Escrito por André Viana às 11:21 AM | Comentários (0)

julho 20, 2005

Notícias

ricardo vai empatar.jpg

FC Porto - Hoje há jogo com o Vitesse Arnhem, equipa da Eredivisie holandesa. Com começo marcado para as 18.30 locais, a terceira partida em solo neerlandês deve significar o regresso dos jogadores que serão mais utilizados durante a temporada e que estão seguros na estrutura final do plantel. Ricardo Costa é que não admite mais uma época fora da sua posição natural, assegurando que vai lutar por uma vaga no centro da defesa. Helton quer discutir a titularidade com Baía e o compatriota Anderson vai voltar a jogar pelo Grémio antes do Mundial de sub-17. Ainda não se sabe se aterra no Porto após a competição ou se só ingressa em Janeira.

Benfica - Miguel pode ser jogador da Juventus. O campeão italiano é o melhor posicionado para garantir o concurso do internacional português mas é certo que o Benfica julga ter direitos relativamente ao atleta, podendo fazer chegar o caso à FIFA já no dia de hoje. Luisão está de regresso, para ficar.

Sporting - Luís Loureiro já está, falta um central e um extremo-esquerdo. Ainda não há acordo para a contratação do trio bracarense que os leões perseguem. Pinilla não seguiu para a Escócia, onde o Sporting defronta o Celtic de Glasgow. Ficou na Academia a recuperar a condição física após lesão.

Vitória de Guimarães - Leo Lima deixou ontem o estágio do FC Porto e pode ser reforço do Guimarães. Pretendido por vários clubes, o organizador ex-Marítimo tem no Afonso Henriques uma forte possibilidade para a época que se inicia.

Escrito por André Viana às 12:23 PM | Comentários (0)

julho 19, 2005

Novas dos Grandes

luis loureiro de partida.jpg

Miguel rescindiu unilateralmente com o Benfica. Alegando estar ainda em período experimental, o jogador considera-se livre para assinar por qualquer outro clube mas este não deve ser um processo simples. O Benfica deve recorrer a todos os procedimentos previstos na lei para ser compensado financeiramente pela perda do jogador.

Kromkamp ainda é opção para o FC Porto mas o jogador está cansado do impasse em que estão as negociações. Apesar de vir treinando com Van Gaal no AZ, Jan Kromkamp está desmotivado e mantém a vontade de ingressar no FC Porto. Quem não fica é Leo Lima, que já voltou a Portugal e deve começar a procurar clube.

Luís Loureiro assina hoje pelo Sporting. Inserido no negócio de venda de Enakarhire ao Dínamo de Moscovo, o médio internacional português vem ocupar uma das vagas do meio-campo, sector que ainda pode ser reforçado por João Alves e por Wender.

Lá fora, Alberto Gilardino já é jogador do AC Milan, onde vai discutir um lugar no ataque com Shevchenko e com Il Bobo Vieri. Wright-Phillips já foi apresentado como reforço do Chelsea e Kleberson vai sair do Manchester United. Para o Celta de Vigo, em princípio.

Escrito por André Viana às 12:08 PM | Comentários (0)

julho 16, 2005

Notícias

Enakarhire.jpg
Foto: Arquivo

Joseph Enakarhire já é jogador do Dínamo de Moscovo. O defesa internacional nigeriano deixa o Sporting e segue, já hoje, para a capital russa.
Depois de um atribulado processo negocial, esta é uma saída há muito anunciada, numa novela que envolveu o atleta, o seu representante e os dois clubes interessados nas conversações.
No final, fica a transferência, avaliada em 7 milhões de euros, à qual se junta Luís Loureiro, que ingressa nos leões como moeda de troca.

Ainda no Sporting continua a falar-se na possível saída de Liedson para o Estugarda. Foi o próprio administrador da SAD leonina, Paulo de Andrade, quem confirmou as conversações com o clube alemão. Ainda assim, o dirigente do Sporting adiantou que só uma "proposta irrecusável" levará Liedson a sair da equipa de Peseiro.
Ontem surgiram também rumores de que os leões estão interessados em Wagner Love. O empresário do avançado brasileiro confirma contactos, ainda que estes tenham sido efectuados há alguns meses. Love, que actua no CSKA de Moscovo, poderá servir como o substituto ideal para a possível saída de Liedson.

Lá por fora o dia ficou marcado por várias transferências. O búlgaro Martin Petrov é o novo reforço do Atlético de Madrid. O jogador deixa o Wolfsburgo, da Bundesliga, numa transferência de 8,5 milhões de euros.
O croata Igor Biscan vai jogar no Panathinaikos. O defesa, ex-Liverpool, junta-se ao clube grego num contrato válido por três temporadas.
Agitado também andou o Arsenal que, depois de "perder" Patrick Vieira para a Juventus, está muito perto de assegurar os serviços de Julio Baptista. O brasileiro do Sevilha é muito pretendido por diversos emblemas, mas os londrinos parecem ter ganho a corrida. Ainda nos gunners, o espanhol Reyes renovou, e vai ficar na equipa de Arsene Wenger até 2011.
Na Premiership, o Everton contratou o espanhol Arteta, ex-Real Sociedad, e o Bolton já garantiu o reforço Jared Borgetti, internacional mexicano que alinhava no Pachuca.

Escrito por Ricardo Bastos às 01:28 AM | Comentários (0)

julho 13, 2005

Notícias

leo.jpg
Foto: Reuters

FC Porto - Ao terceiro dia na Holanda, o vice-campeão nacional defronta o 13º classificado da última edição da Eredivisie. O NEC é o primeiro teste a sério do FC Porto de Co Adriaanse, que já defrontou, em treino, o conjunto do Tourizense (3-1). Lisandro López fez, ontem, o primeiro golo do estágio azul e branco e hoje deve alinhar como vértice mais adiantado do trìângulo do miolo. Adriaanse vai testar o 4-3-3 e deve alinhar de início com Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pepe e Nuno Valente; Ibson, Lucho e Lisandro; Quaresma, César Peixoto e Postiga.

Benfica - Ainda não há novidades quanto a Jon Dahl Tomasson mas Dos Santos parece já ter concorrente na esquerda. Léo, internacional brasileiro que conquistou a Taça das Confederações, é a opção para fazer face à impossibilidade de contratar Dedé. A FPF reconheceu, depois da Liga também o ter feito, a validade do contrato de Miguel.

Sporting - Está mais complicado o negócio entre o Sporting e o Braga com vistas às contratações de João Alves, Wender e Nunes. Se o ex-Chaves parece ter sido colocado de parte, a contratação do central e do esquerdino ainda pode ser fechada, devendo envolver 400 mil euros e o empréstimo de jogadores. Quase finalizada está a venda de Enak, que rende sete milhões de euros e o médio Luís Loureiro.

Escrito por André Viana às 12:10 PM | Comentários (0)

julho 11, 2005

Notícias

Hugo Leal.jpg
Foto: UEFA

Está perto do fim a novela Enakharire. O central leonino deve mesmo rumar ao Dínamo de Moscovo, com o clube russo a pagar cerca de 6 milhões de euros e a ceder Luís Loureiro ao Sporting.
De acordo com o jornal O Jogo , o negócio deverá ser concluído ainda hoje, estando o acordo preso por detalhes.
Com a saída de "Enaka", o Sporting tem agora em vista a contratação de João Paulo, central da União de Leiria, sem pôr de parte as hipóteses João Alves e Wender, ambos do SC Braga.

Para durar parece estar a novela entre Miguel e o Benfica. O jogador re-afirmou ontem a sua vontade de sair, mas não excluiu a possibilidade de se reunir com os reponsáveis encarnados. Ainda assim, Miguel não abdica dos serviços do seu advogado, Dias Ferreira, e do empresário, Paulo Barbosa.
O presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, continua à espera do lateral português, mas não esconde o mal-estar em relação a uma possível negociação com o advogado e o empresário do atleta.
De qualquer forma, a novela não parece estar a afectar o rendimento dos encarnados que ontem bateram o Sion, na Suíça, por 2-1. Os golos da equipa de Koeman foram marcados por Karadas e Giovanni.

Hugo Leal (na foto) foi, ontem, apresentado em Braga. O médio ex-FC Porto é a nova figura do plantel arsenalista, tendo assinado um contrato válido para as próximas duas épocas.
O jogador, que já representou emblemas como Benfica, PSG e Atlético de Madrid, era cobiçado por vários clubes, nacionais e estrangeiros, mas acabou por escolher integrar a equipa de Jesualdo Ferreira.
Esta é a segunda contratação de nomeada para o miolo bracarense, depois de Sidney, contratado ao Penafiel no início do defeso.

Escrito por Ricardo Bastos às 12:10 PM | Comentários (0)

julho 06, 2005

Notícias

co_adriaanse_treino.jpg

Benfica - Apesar da estreia de Koeman e da adesão da massa adepta benfiquista, o assunto do dia continua a ser Miguel. Na edição de hoje, o desportivo Record reproduz as cópias do contrato celebrado entre o clube e o jogador a 20 de Novembro de 2003. Reconhecido pela Liga, o contrato é, dizem os juristas contactados pelo diário, válido. Miguel não partiu para estágio e tem Valência, Bétis e Fiorentina interessados na sua aquisição.

FC Porto - Lucho González estreou-se ontem pelo FC Porto. Ao segundo dia, o médio ex-River juntou-se aos novos companheiros. Co Adriaanse voltou a puxar pelo físico dos atletas, sempre com bola pelo meio. Lisandro chega no fim-de-semana mas prometeu a O Jogo - "vou matar-me por esta camisola". Kromkamp é que continua um caso difícil para o FC Porto, como já ontem se anunciou. Entre hoje e amanhã decide-se o futuro clube do holandês.

Sporting - Enakarhire já está em Lisboa e apresenta-se hoje na Academia de Alcochete para integrar os trabalhos de pré-época do Sporting. Sem negócio à vista com o Dínamo de Moscovo, o central nigeriano segue, por ora, com o plantel leonino. Quem parece querer ganhar na copnstituição definitiva da equipa de Peseiro é o avançado Elpídio Silva. Após as saídas de Mota e de Niculae, a equipa técnica pode encontrar nos quadros do clube o futuro concorrente de Liedson.

Belenenses - O Alavés anunciou a contratação de Antchouet para as próximas quatro temporadas mas o negócio é contestado pela direcção e pelo empresário - e irmão - do jogador. O avançado do Gabão era pretendido pelo Metz mas as negociações abortaram há alguns dias. Recém-promovido à Primera Division, o emblema basco já chegou a acordo com o jogador.

Vitória Setúbal - Cláudio Pitbull será reforço do vencedor da Taça de Portugal. Emprestado pelo FC Porto, o avançado deve hoje ser apresentado pelos sadinos, que também garantiram o lateral-esquerdo Adalto, ex-Guarani. Norton de Matos espera ainda o o extremo-direito Alioune Touré (ex-PSG) e um lateral-direito.

Escrito por André Viana às 11:03 AM | Comentários (0)

junho 29, 2005

Notícias

liedson marcou o unico.jpg

Sporting - No dia do regresso ao trabalho, o conjunto leonino tem ainda muitas indefinições relativamente ao figurino final do plantel que vai atacar a nova temporada. Enakarhire é uma das principais dúvidas, sendo que o Sporting precisa de vender o central para reforçar o miolo. Apesar do interesse do Dínamo de Moscovo, a SAD leonina quer fazer o maior encaixe possível com o nigeriano, partindo então para o reforço do meio-campo. João Alves e Wender devem chegar de Braga e de Moscovo até pode vir Luís Loureiro. Liedson vai mesmo permanecer em Alvalade por mais uma temporada e Nunes, Zé Castro e João Paulo continuam a ser alternativas caso se concretize a saída de Enak. Hugo deve rumar a Braga.

Benfica - Duda pode ser reforço encarnado, diz a imprensa espanhola. Titular no Málaga, o esquerdino é pretendido por alguns emblemas do país vizinho mas o Benfica pode entrar na corrida, a fazer fé no diário Marca. Dedé continua a ser pretendido na Luz, sendo que Luís Filipe Vieira deve fazer um forcing, diz O Jogo, pelo defesa-esquerdo brasileiro. Ricardo Rocha admite renova, Rui Costa vai acabar a carreira no Milan e Koeman esteve ontem com o Manchester United, que estagia no Algarve.

FC Porto - Não dá mais! Sete milhões não chegaram para convencer o AZ a libertar Jan Kromkamp e o FC Porto não admite ir mais longe para contratar o defesa internacional holandês. Tudo pode mudar caso a turma de Van Gaal aceite a proposta final portista mas, por ora, a SAD azul e branca busca já alternativas. Ontem, a imprensa holandesa chegou a noticiar um possível interesse do AZ em Hugo Almeida mas tal não corresponde à realidade. Celta de Vigo e Sunderland são, neste momento, rotas prováveis para o avançado internacional AA. Paulo Ribeiro, guarda-redes ex-Setúbal, firmou ontem o anunciado vínculo ao FC Porto. Serão três anos de contrato.

Coutinho - Rafael Coutinho Barcellos dos Santos, volante de 21 anos que actua no Vasco de Gama, pode estar a caminho de Portugal. Segundo o Lance, o atleta está de saída do São Januário e o seu passe deve ser adquirido por um grupo de investidores portugueses. Coutinho está há dez anos no Vasco, estreou-se pela equipa principal em Setembro de 2003 e contabiliza dois golos em 66 jogos.

Escrito por André Viana às 03:44 PM | Comentários (3)

junho 22, 2005

Notícias

kromkamp.jpg
Foto: UEFA

Benfica - Luís Filipe Vieira esteve ontem no programa Trio de Ataque, da RTP-N. Confirmou as contratações de Karyaka e de Diego (ainda que este não venha para o plantel principal) mas também anunciou a aquisição de um outro atleta estrangeiro, cujo nome não adiantou. Petit renovou até 2010 mas Miguel continua a suscitar o interesse de importantes clubes europeus. Agora é o Bétis a incluir o lateral português nas suas prioridades para a nova época, ainda que o diário espanhol Marca garanta que Cicinho é a primeira opção para o posto. A Marca acredita ainda que um eventual negócio com o Benfica possa envolver a cedência de jogadores, vindo à baila o nome de João Tomás.

FC Porto - Não há reunião em Alicante mas Jan Kromkamp ainda não está descartado. O FC Porto vai apresentar uma proposta pouco superior aos 5 milhões de euros e conta com a vontade do jogador para convencer o AZ Alkmaar. Ivanildo e Paulo Machado renovaram contrato até 2010 mas só o avançado deve integrar o plante da próxima temporada.

Escrito por André Viana às 09:48 AM | Comentários (0)

maio 31, 2005

O adeus de Trap

Trapattoni.jpg
Foto: Reuters

Já é oficial. Giovanni Trapattoni deixou o comando técnico do Benfica.
O treinador italiano anunciou, esta tarde, a sua saída da Luz. Acompanhado por Luís Filipe Vieira, "Trap" aproveitou a ocasião para agradecer ao presidente encarnado e a José Veiga a oportunidade que lhe foi dada de orientar o agora campeão nacional.
O técnico italiano afirmou que ainda não tem clube para a próxima época, mas o seu destino deve mesmo ser o seu país natal.
Trap confessou que esteve com um pé fora da Luz, em Janeiro, depois da derrota do Benfica frente ao Beira-Mar, mas a vitória contra o Sporting, para a Taça, fez com que o técnico reconsiderasse, acabando por permanecer por cá. O resultado dessa permanência já todos conhecem...
Os encarnados estão agora no mercado para encontrarem o sucessor de Trapattoni, sendo já vários os candidatos ao lugar.

Escrito por Ricardo Bastos às 04:47 PM | Comentários (3)

maio 12, 2005

Notícias

Man United.jpg

Derby: A dois dias do clássico, está mais complicada a vida de Peseiro na preparação do jogo. Esta manhã, Enakharire treinou com limitações, Beto voltou a surgir com máscara e Rochemback e Carlos Martins estiveram ausentes do apronto. Muitas dores de cabeça, portanto, para o técnico leonino.
Quanto ao Benfica, a situação é mais agradável. Nuno Gomes e Manuel Fernandes foram integrados em pleno no treino e o estágio de preparação tem decorrido em ambiente de descontração.

FC Porto: Estão adiantadas as negociações entre os dragões e o Dínamo de Moscovo, tendo em vista a contratação de Maniche, Costinha e Seitaridis pelos russos. De acordo com a RTP, o acordo já foi alcançado e o emblema moscovita vai pagar cerca de 30 milhões de euros pelo passe dos três atletas. Aparentemente, falta apenas a resposta dos jogadores para que o FC Porto volte a encher os "cofres" e para que aumente a legião portuguesa no campeonato russo.

União de Leiria: João Bartolomeu, presidente do clube leiriense, já confirmou que o substituto de Vítor Pontes para a próxima época vai ser José Gomes. O actual técnico do Leixões, 5º classificado da Liga de Honra, é o escolhido da direcção para ocupar o lugar de treinador principal para a época 2005/2006. Relembre-se que José Gomes já passou pela SuperLiga, com pouco sucesso, levando o Paços de Ferreira à descida para a Liga Honra. A duração do contrato não foi revelada.

Manchester United: O magnata norte-americano, Malcom Glazer, é a partir de hoje o accionista maioritário do Man United. Glazer, que também é proprietário da equipa de basebol Tampa Bay Buccaners, fez uma proposta de 1156 milhões de euros, para passar a deter 56,9 por cento do capital dos "red devils". Depois de muitas ofertas e recusas, o clube mais rico do mundo passa a ter novo dono, mas só com mais de 75 por cento das acções é que Glazer poderá controlar em absoluto o emblema inglês. O magnata já prometeu não parar por aqui...

ÚLTIMA HORA: Costinha e Maniche vão mesmo ser jogadores do Dínamo de Moscovo. O negócio já foi comunicado à CMVM, sendo que o primeiro vale 4 milhões de euros e o ex-benfiquista rende aos cofres portistas 16 milhões de euros.

Escrito por Ricardo Bastos às 05:30 PM | Comentários (1)

maio 07, 2005

Morreu o senhor "Ripanarrapaqueca"

Jorge Perestrelo.jpg
Foto: TSF

Morreu Jorge Perestrelo, jornalista da TSF. O locutor português, de origem angolana, era um dos nomes incontornáveis do jornalismo nacional, sobretudo ligado ao desporto-rei, e faleceu, esta noite, vítima de ataque cardíaco.
Perestrelo era jornalista da TSF e ainda ontem fez a cobertura do encontro do Sporting em Alkmaar. Foi a última partida relatada por um dos mais originais radialistas portugueses, amado por uns, detestado por outros, autor de termos inesquecíveis como "ripanarrapaqueca", "daí nem que o jacaré tussa" ou "essa até com a minha barriguinha eu marcava".
Com o seu desaparecimento, o jornalismo e o futebol português ficam mais pobres...

Escrito por Ricardo Bastos às 12:12 AM | Comentários (0)

maio 04, 2005

Notícias

garcia marcou golo polemico.jpg
Foto: UEFA

Liga dos Campeões - José Mourinho acredita ter razões de queixa da arbitragem do encontro frente ao Liverpool, a contar para as meias-finais da Champions. O Chelsea foi eliminado pelo golo de Luis García mas o treinador português atribui o tento ao auxiliar que julgou o lance. Ainda assim, Mourinho deu os parabéns ao Liverpool e a Benítez e disse esperar que os reds sejam os vencedores da prova, sucedendo ao FC Porto. Todavia, o técnico continua a acreditar que a melhor equipa perdeu e não encontra motivos para se sentir menos vitorioso esta temporada, lembrando os títulos conquistados em três anos.

Sporting - Joga-se amanhã o acesso à final da Taça UEFA e o Sporting já está em terras holandesas, onde defronta o AZ Alkmaar. Pinilla, herói de Braga, é a mais recente baixa para José Peseiro. O chileno falha a partida europeia e a recepção ao Marítimo, sendo opção para a deslocação à Luz. Rogério e Carlos Martins estão em situação idêntica, sendo que Enakarhire tem a situação mais complicada. Tudo indica que o central terá perdido o resto da temporada após a lesão contraída em Braga. Todavia, a confiança é grande para a partida de amanhã, que deve marcar o regresso de Sá Pinto ao onze, o mesmo se passando com João Moutinho, que foi suplente no encontro da primeira-mão.

FC Porto - Costinha tem sido dúvida durante as últimas jornadas mas desta vez não é líquido que recupera para a partida frente ao Moreirense. O médio tem sido dos mais utilizados e também dos que mais tem sentido o desgaste de duas épocas de elevada intensidade. Parece abrir-se um lugar no miolo, lugar que ainda não deve ser ocupado por Maniche. Tanto o centro-campista como Nuno Valente vêm registando melhoras mas ainda não devem ser opção para Moreira de Cónegos. Ainda no FC Porto, o tema das saída continua a ocupar a actualidade. Cláudio e pretendido pelo Fla, Corinthians e São Paulo fazem braço-de-ferro por Luís Fabiano. Já que é de avançados que falamos, Hugo Almeida está receptivo a renovar e crente em oportunidades, ele que está emprestado ao Boavista até final da temporada.

Benfica - Nuno Gomes só para o Sporting. O avançado contraiu uma rotura muscular no adutor esquerdo e falha Penafiel. Trapattoni será obrigado a mudar no próximo encontro, dado que também não conta com o central Luisão. André Luiz é a opção natural para o posto, tendo até sido testado junto de Ricardo Rocha. Além de Simão, também Manuel Fernandes parece fisicamente diminuído neste final de temporada. O jovem internacional português vem acusando cansaço mas parece disponível para o que resta da temporada. Quim deve manter a titularidade e em Guimarães há quem sonhe com o regresso à Luz. Alex antevê a saída de Miguel e apresenta-se como a solução para a lateral-direita.

Vitória de Guimarães - Paiva é reforço dos minhotos para a próxima temporada. Guarda-redes titular do Maia, Paiva será vimaranense já a partir de Julho, o mesmo acontecendo com o médio Neca, em fim de contrato com o Belenenses. Nenhum destes negócios está confirmado mas tudo parece indicar nesse sentido. Quem pode sair é o treinador Manuel Machado, ele que já estivera para abandonar o clube na sequência da eliminação da Taça de Portugal, em Setúbal. A fazer uma excelente segunda volta, o técnico admite contactos com quatro emblemas da Superliga e afirma não ser líquida a sua continuidade em Guimarães.

Boavista - Manuel José é reforço do Boavista para os próximos três anos. Actualmente no Vitória sadino, onde está a realizar uma excelente temporada, o defesa/ala direito prepara-se para regressar à Invicta. Formado nas escolas do FC Porto, Manuel José não teve oportunidades para brilhar de azul e branco mas a excelente performance em Setúbal abriu-lhe portas maiores. Aos 24 anos, é o primeiro reforço do nova Boavista.

Braga - Sandro deve ser jogador do Sporting de Braga a partir da próxima temporada. O médio sadino agrada a Jesualdo e a partes até já vêm encetando conversações no sentido de transferir um dos capitães setubalenses para o Minho. Sandro chegou a ser falado para o FC Porto aquando da chegada de Couceiro mas tudo se encaminha para que passe a representar o Sporting bracarense.

Escrito por André Viana às 02:10 PM | Comentários (0)

abril 20, 2005

Notícias: regressos, castigos e esmolas

Figo fala aos jornalistas.jpg
Foto: Real Madrid

Luís Figo falou hoje aos jornalistas, para explicar o que lhe vai na alma, depois de ter sido relegado para o banco de suplentes do Real Madrid. O médio português sente-se "o mau da fita" em Madrid e teceu algumas críticas ao comportamento do treinador merengue, Wanderley Luxemburgo.
Figo revelou não ter ficado chateado por ter sido suplente no derby frente ao Barcelona, mas apenas por ter sabido da decisão do seu técnico pela imprensa.
Numa conferência de imprensa que Figo aproveitou para analisar a sua situação actual, o médio também falou de um possível regresso à selecção nacional. Para Figo, esta é uma possibilidade cada vez mais forte, porque o seu abandono da equipa das quinas ocorreu para que se pudesse "dedicar em exclusivo ao clube". Como agora não joga pelos merengues, a situação mudou e o regresso está mais próximo.

Está concluído o inquérito instalado no final do encontro entre Boavista e Sporting, da 27ª jornada da SuperLiga.
Sá Pinto foi penalizado com três jogos de suspensão, Rui Jorge e William com dois cada. Estes castigos já foram parcialmente cumpridos pelos jogadores, que estiveram suspensos preventivamente, tendo ficado um jogo fora dos relvados. Ainda assim, Sá Pinto vai falhar as próximas duas partidas do Sporting: a recepção à Académica e a deslocação a Braga.
Pedro Barbosa foi castigado com uma multa e ao dirigente do Boavista, João Freitas, foi instaurado um processo disciplinar.

Continuam as dificuldades financeiras do Académico de Viseu. O clube que milita na II Divisão B possui uma dívida que ronda o milhão de euros e, de acordo com um membro da direcção viseense, "o momento é de grandes dificuldades". A agonia financeira do Académico é combatida de todas as formas pela direcção do clube, que pede agora a ajuda de comerciantes e empresários da região para que o emblema seja salvo da bancarrota.
O caso do Académico de Viseu é um, entre muitos exemplos da difícil situação financeira de nomes históricos do futebol nacional, como o Farense, o Tirsense ou o Felgueiras.

Escrito por Ricardo Bastos às 06:51 PM | Comentários (0)

fevereiro 15, 2005

800 mil para JVP

jvp na arabia saudita.jpg
Foto: WorldCup News

João Pinto será jogador do Al-Hilal, da Arábia Saudita, durante os próximos quatro meses. Pouco utilizado no Boavista, onde chegou com honras de estrela depois do término do contrato que o ligava ao Sporting, João Pinto estava descontente com a condição de suplente e aceitou a proposta do antigo emblema de Artur Jorge, agora treinado pelo brasileiro Marcos Paquetá. Verdadeiro El Dorado para futebolistas em final de carreira, o campeonato saudita vai render 800 mil dólares ao avançado português. Pretendido também pelo Dínamo de Moscovo, João Pinto não aguardou por propostas concretas do clube russo e aceitou a fortuna das arábias. Recorde-se que o atleta teve ofertas milionárias do Qatar aquando da saída de Alvalade.

Escrito por André Viana às 11:16 AM | Comentários (1)

fevereiro 11, 2005

A culpa é dele!

Drulovic gera 26 demissoes no Penafiel.jpg
Foto: uefa.com

Drulovic está na base da demissão de 26 treinadores ligados ao Penafiel! Tudo porque a direcção do clube decidiu impor o ex-jogador do Partizan de Belgrado como treinador da equipa principal de juniores do clube. Ora, esta decisão não agradou em nada aos técnicos responsáveis pelas camadas jovens penafidelenses, sendo que, dos trinta treinadores, apenas quatro não apresentaram a demissão no dia de ontem. Enquanto os técnicos afirmam que deixaram de acreditar no projecto que estava a ser levado a cabo, a direcção do clube prefere remeter-se ao silêncio. Com António Oliveira fora do país, os restantes membros do executivo não se pronunciam e começaram já o processo de aquisição de novos elementos para as equipas técnicas das camadas jovens.
Quanto a Drulovic, mesmo sem querer, está no centro de uma enorme polémica...

Escrito por Ivo Adão às 11:16 AM | Comentários (0)

janeiro 24, 2005

Breves: Taça a aquecer e mercado ao rubro

Maxi Lopez no Barcelona.jpg
Foto: Publico

O avançado argentino Maxi Lopez vai ser jogador do Barcelona nas próximas três épocas. O jogador do River Plate, que chegou a ser dado como certo no Benfica, chegou a acordo com o clube catalão e vai assinar contrato já na próxima Quarta-Feira. A transferência está avaliada em 6 milhões de euros, cifra que o clube da Luz foi incapaz de cobrir, deixando o jogador com caminho livre até Camp Nou.
A Maxi Lopez junta-se Albertini, que ainda esta semana deverá assinar pela equipa blaugrana, como novos colegas de Deco na capital catalã.

A dois dias do derby da Taça, os técnicos dos grandes de Lisboa vêem-se a contas com as lesões.
No Benfica é Miguel que acaba de ser descartado da equipa de Trapattoni. O defesa encarnado sofreu uma rotura na coxa direita, lesão que o impede de defrontar o Sporting na próxima Quarta-Feira.
No clube de Alvalade há boas e más notícias. Se por um lado Fábio Rochemback é cada vez mais opção para o clássico, já Hugo Viana parece uma carta fora do baralho de Peseiro. Os dois médios treinaram hoje, mas as coisas parecem muito complicadas para a recuperação de Viana. De fora estarão Carlos Martins e Douala, ambos ainda lesionados.

A Académica contratou o avançado Marcel para as próximas três épocas e meia. O internacional olímpico brasileiro, proveniente da Coreia do Sul, deverá ser apresentado ao público no encontro entre os estudantes e o Marítimo, na próxima Quarta-Feira, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Também a caminho de Coimbra está Roberto Brum. O médio brasileiro, jogador do Coritiba, já confirmou as negociações e o acordo deverá estar por horas.

Já são conhecidos os nomes dos árbitros dos oitavos de final da Taça de Portugal. António Costa vai apitar o derbi, Pedro Proença o Nacional-Boavista e Lucílio Baptista o Académica Marítimo.
Aqui fica a lista dos árbitros nomeados: Estrela da Amadora-Penafiel, João Ferreira; Benfica-Sporting, António Costa; Setúbal-Guimarães, Olegário Benquerença; Académica-Marítimo, Lucílio Baptista; Oliveira do Hospital-Braga, Duarte Gomes; Pinhalnovense-Belenenses, Paulo Costa.

Escrito por Ricardo Bastos às 07:04 PM | Comentários (0)

janeiro 19, 2005

Compras, castigos e eleições

lopez.JPG

Maxi López e Nuno Assis devem assinar ainda esta semana pelo Benfica. O avançado argentino é esperado amanhã, o médio vimaranense interessa mas a transferência está encravada por questões financeiras. Os encarnados não têm dinheiro para gastar, os minhotos não se contentam com a cedência do passe de Alex e o envolvimento de mais um outro jogador.
Estão de regresso aos processos sumaríssimos, com McCarthy e Elpídio Silva como figuras centrais. Incidentes do último fim-de-semana podem implicar castigos para os dois avançados, sendo que continua a não se perceber muito bem a lógica por detrás destes processos - aplicados a alguns, esquecidos para muitos!
Hugo Alcântara deve deixar o Vitória de Setúbal. O defesa-central sadino deve assinar pelo Messina, da Serie A italiana. O emblema italiano conta com o português Mamede, a recuperar de lesão, também ele um produto da escola setubalense.
Deco, Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo fazem parte da equipa ideal da UEFA. Escolhida com base nas votações de visitantes do sítio da organização do futebol europeu, o onze de 2004 é treinado por José Mourinho, ele que também fora eleito no ano transacto.

Escrito por André Viana às 01:47 PM | Comentários (0)

janeiro 14, 2005

Taça dita Benfica-Sporting

liedson1.jpg
Foto: RTP

Leo Lima e Leandro estão convocados para a deslocação do FC Porto a Coimbra (ver todos os eleitos em Continuar a ler...). Marcado para amanhã, o duelo deve mesmo marcar a estreia a titular do médio contratado ao Marítimo, sendo que o lateral ex-Cruzeiro ainda não está em condições de assumir um lugar no onze inicial. De fora, por lesão, fica o grego Seitaridis.
O sorteio ditou um Benfica-Sporting para os oitavos-de-final da Taça de Portugal (ver todos os jogos em Continuar a ler...). Depois do encontro do passado fim-de-semana, os rivais de Lisboa voltam a defrontar-se, agora no Estádio da Luz. Na altura, os encarnados já devem contar com o brasileiro André Luiz, defesa-central do Santos que vem para substituir Argel.
Em Lisboa já está Mota, avançado brasileiro que brilhou recentemente na Coreia do Sul. A contratação anunciada no princípio da semana mas só hoje se concretiza. Mota vem por meio ano mas os leões têm opção de compra no final da temporada.

Convocados do FC Porto para Coimbra
Guarda-redes: Vítor Baía e Nuno

Defesas: Areias, Jorge Costa, Pepe, Pedro Emanuel, Ricardo Costa e Leandro.

Médios: Bosingwa, Costinha, Diego, Hugo Leal, Paulo Machado, Quaresma e Leo Lima.

Avançados: Postiga, Luís Fabiano e McCarthy.

Sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal
E. Amadora (H)-Penafiel (S)
Académica (S)- Marítimo (S)
Pinhalnovense (IIB)-Belenenses (S)
V. Setúbal (S)-V. Guimarães (S)
Nacional (S)-Boavista (S)
Benfica (S)-Sporting (S)
Ol. Hospital (IIB)-Sp. Braga (S)

Isento: Beira Mar (S)

Escrito por André Viana às 03:02 PM | Comentários (0)

dezembro 27, 2004

Dúvidas em Aveiro

chovanec2.jpg

Josef Chovanec rejeitou ontem a proposta para orientar o Beira-Mar, clube que ficou sem treinador na sequência do abandono de Manuel Cajuda. O ex-seleccionador checo esteve em Portugal na passada semana e tinha tudo acordado com Mano Nunes, ficando também estabelecida a vinda do búlgaro Mladenov para coadjuvar Chovanec. Ontem, contudo, o treinador deu o dito por não dito e afirmou precisar de mais tempo para conhecer o plantel, concluíndo não ter condições para se apresentar em Aveiro. Mano Nunes já anunciou tratar-se tudo de um mal entendido, garantindo estar à espera que Chovanec se apresente na próxima quarta-feira, altura em que já deve estar terminada a desvinculação do técnico ao Marila Pribram, seu anterior clube. Certo é que Mladenov já se encontra em Portugal e orienta o treino desta tarde.

Escrito por André Viana às 12:23 PM | Comentários (0)

dezembro 15, 2004

Cajuda deixa Beira-Mar, Scolari recorda Barcelona

cajuda diz adeus.jpg
Foto: Notícias de Aveiro

Manuel Cajuda já não é treinador do Beira-Mar! O algarvio apresentou, esta manhã, a demissão a Mano Nunes, presidente do clube, que aceitou a rescisão de contrato mas não deixou de exprimir surpresa pela opção do técnico. Contratado à 4ª jornada para substituir o controverso Mick Wadsworth, Cajuda só conseguiu uma vitória (e logo no Estádio do Dragão) e não vinha convencendo no comando dos auri-negros, sobretudo nos jogos em casa. Esta é a segunda vez que o Beira-Mar muda de treinador, esta é a segunda vez que Cajuda abandona um clube durante a corrente temporada. Se no Funchal os seus serviços foram preteridos, em Aveiro o treinador antecipou-se a um final que, a manterem-se os resultados, era mais do que previsível.
Entretanto, Scolari confirmou ontem ao diário espanhol Marca que já esteve perto do Barcelona por duas ocasiões. As oportunidades surgiram nas direcções de Joan Gaspart e, mais recentemente, durante a presidência de Joan Laporta. Continuando com o tema Barcelona, Felipão assegura ter aconselhado os catalães a contratar Deco. Recorde-se que o seleccionador nacional foi um dos treinadores convidados para o "Jogo da Pobreza", realizado ontem em Madrid.

Escrito por André Viana às 01:15 PM | Comentários (0)

novembro 23, 2004

Breves

Benny.jpg
Foto: Uefa.com

Benni McCarthy está cada vez mais fora do FC Porto. De acordo com a imprensa portuguesa, a liga francesa é o destino mais provável do avançado portista, que na época passada conquistou o troféu de melhor marcador da Superliga.
McCarthy é pretendido pelo PSG (de Pauleta), mas também é cobiçado pelo Marselha e pelo Mónaco. No entanto, o clube da capital francesa parece estar mais disposto a negociar, com Pinto da Costa, os cerca de 6 milhões de euros pedidos para a transferência do jogador.
Também falado pelo seu bom jogo de mãos (que o diga Milhazes), que lhe custará uma multa da parte dos campeões nacionais, o goleador sul-africano já havia demonstrado o seu interesse em sair do FCPorto no início da temporada. Será desta?

O FCPorto vai pagar a Luigi Del Neri cerca de 600 mil euros pela saída antecipada do técnico italiano. Mesmo que não pareça, esta é uma clara vitória para Pinto da Costa, que desta forma poupa quase 6 milhões de euros, valor que teria de pagar aos anteriores técnicos portistas, caso não tivesse sido invocado o estatuto de treinador à experiência que a SAD portista alegou.
As negociações entre o técnico italiano e o clube português decorreram em Outubro, sob a égide da FIFA, e chegaram a um final feliz, com o FCPorto a pagar 600 mil euros a Del Neri, 90 mil a Conti e Maranza e 120 mil a Zampa, adjuntos do antigo técnico portista.

O Barcelona renovou contrato com Henrik Larsson. Isto não seria notícia, não fosse o jogador sueco ter saído lesionado do último encontro do Barça, com uma paragem prevista de 6 meses. A braços com uma rotura de ligamentos do joelho, o avançado sueco junta-se assim à (já longa) lista de "encostados" do plantel blaugrana, onde se incluem, entre outros, Thiago Motta e Edmilson.
Esta foi a medida tomada pela direcção barcelonista para garantir que o jogador se preocupe exclusivamente com a sua recuperação, ficando tranquilo em relação ao futuro. Um exemplo a seguir. Assim, não admira que as coisas lhes corram bem...

Escrito por Ricardo Bastos às 02:46 PM | Comentários (1)

novembro 09, 2004

Taça de Portugal - grandes com vida facilitada

taca.jpg
Foto: A Bola

O sorteio da quinta eliminatória da Taça de Portugal ditou que Benfica e Sporting defrontassem equipas de escalões inferiores. Os pupilos de Trappatoni recebem o Oliveirense (III Divisão), enquanto os leões recebem o Pampilhosa (II B Zona Centro). Estão assim reunidas as condições, para que, os rivais da 2ª circular sigam em frente na competição.
Com o FC Porto fora da prova, realce para mais dois jogos entre equipas da Superliga. O Rio Ave recebe a Académica de Coimbra, enquanto que o Nacional da Madeira viaja até Leiria.
Confira de seguida as restantes partidas da quinta eliminatória da Taça de Portugal...

Benfica (SL) - AD Oliveirense (III)
Sporting (SL) - Pampilhosa (IIB)
Belenenses (SL) - Sporting Pombal (IIB)
Rio Ave (SL) - Académica Coimbra (SL)
União Leiria (SL) - Nacional (SL)
Beira-Mar (SL) - Sporting Espinho (LH)
Penafiel (SL) - FC Maia (LH)
Estrela Amadora (LH) - Louletano (IIB)
Fiães (IIB) - Marítimo (SL)
Odivelas (IIB) - Sporting Braga (SL)
Académico de Viseu (IIB) - Vitória Setúbal (SL)
Oliveira do Hospital (IIB) - Moreirense (SL)
Pinhalnovense (IIB) - Leça (III)
Vianense (III) - Boavista (SL)
Lordelo (III) - Vitória de Guimarães (SL)

Os jogos estão agendados para 12 de Janeiro de 2005, quarta-feira.

Escrito por Ivo Adão às 05:14 PM | Comentários (0)

outubro 28, 2004

Ulisses Morais é o novo treinador do Gil Vicente

ulisses.gif
Foto: TerceiroAnel

Está encontrado o sucessor de Luís Campos, técnico que ontem abandonou o comando do Gil Vicente. Ulisses Morais, treinador que devolveu o Estoril à Superliga mas que nem chegou a orientar o clube da Linha em 2004/2005 é o escolhido para dirigir o emblema de Barcelos, estando a estreia marcada para a recepção ao líder Benfica. Com um percurso interessante pelos escalões inferiores, Ulisses Morais tem no currículo os títulos de campeão da II Divisão B e da Liga de Honra mas nunca orientou clubes do principal campeonato português. Luís Campos, por seu turno, volta a ser um treinador desempregado, na sequência de escandalosa eliminação da Taça de Portugal e do último lugar actualmente ocupado pelo Gil Vicente na Superliga.

Escrito por André Viana às 03:39 PM | Comentários (0)

outubro 27, 2004

Benfica em frente

sokota decisivo
Foto: MaisFutebol

Tal como o esperado, o Benfica segue em frente na Taça de Portugal, tendo eliminado o Oriental, da II Divisão B. Dois golos de Sokota e outro de Geovanni bastaram para confirmar a vitória da melhor equipa, sendo que o conjunto de Fernando Chalana ainda alcançou o tento de honra, marcado por Makemba.
Abaixo segue a actualização dos resultados do dia...

Jogos com equipas da SuperLiga:

Real 0-5 Marítimo (resultado final)

41' Léo Lima (0-1), 78' Manduca (0-2), 85' Manduca (0-3), 86' Chainho (0-4), 89' Manduca (0-5)

Odivelas 2-1 Gil Vicente (resultado final)

35' Roque (1-0), 76' Dady (2-0), 90' Casquilha (2-1)

Madalena 3-4 U. Leiria (resultado final)

8' Torrão (0-1), 27' Renato Queirós (0-2), 44' João Paulo (0-3, grande penalidade), 54' Vargas (0-4), 70' Luis Miguel (1-4), 74' Luis Miguel (2-4), 90' Luis Miguel (3-4, grande penalidade)

Estoril 0-1 E. Amadora (resultado final)

83' Jordão (0-1)

Almancilense 0-3 Académica (resultado final)

66' Fredy (0-1), 70' Tixier (0-2), 83' Nuno Piloto (0-3)

Desp. Chaves 0-2 Rio Ave (resultado final)

7' Niquinha (0-1), 45'+1' Ricardo Nascimento (0-2)

Penafiel 9-0 Nazarenos (resultado final)

9' Rolf Landerl (1-0), 12' Bruno Amaro (2-0), 23' Fernando Aguiar (3-0), 26' Sidney (4-0), 47' Folha (5-0), 65' Drulovic (6-0), 73' Clayton (7-0), 76' Folha (8-0), 86' Clayton (9-0)

Alverca 0-1 Boavista (em Sacavém) (resultado final)

48' Martelinho (0-1)

Moreirense 4-1 Marco (resultado final)

9' Tito (1-0, grande penalidade), 41' Leo (1-1), 44' Armando (2-1), 61' Manoel (3-1), 89' Bruno Mestre (4-1)

Sp. Braga 2-0 Lousada (resultado final)

54' Paulo Jorge (1-0), 75' João Tomás (2-0)

Nacional 1-1 Desp. Aves (resultado final)

3' Adriano (1-0), 18' Pedras (1-1)

O Nacional venceu nas grandes penalidades (4-1)

Benfica 3-1 Oriental (resultado final)

26' Sokota (1-0), 62' Geovanni (2-0), 72' Sokota (3-0), 77' Makemba (3-1)

V. Setúbal 2-0 Pedras Rubras (resultado final)

21' Bruno Moraes (1-0), 90' Meyong (2-0)

Paços Ferreira - Beira Mar (20.00)

V. Guimarães - FC Porto (21.00)

Outros Resultados:

Oliveira do Hospital (II B) - Sanjoanense (II B), 3-3 (5-4 nas g.p.)
Imortal (III) - Sporting Pombal (II B), 1-2
Leça (III) - Canedo (III), 0-0 (5-3 nas g.p.)
Fiães (II B) - Sintrense (III), 3-1
AD Oliveirense (III) - Anadia (III), 1-0
Sp. Espinho (LH) - Santa Clara (LH), 1-0
Leixões (LH) - Louletano (II B), 1-1 (2-3 a.p.)
Vianense (III) - Oliveirense (II B), 4-2
Pampilhosa (II B) - Fátima (II B), 1-1 (3-1 a.p.)
Académico Viseu (II B) - Merelinense (III), 4-0
Valdevez (II B) - Lordelo (III), 0-1
Estrela da Calheta (III) - Pinhalnovense (II B), 0-2

Fonte: TerceiroAnel

Escrito por André Viana às 08:01 PM | Comentários (0)

Até ao momento...

taca
Foto: MaisFutebol

São estes os resultados já apurados na tarde de Taça de Portugal. Destaque óbvio para as vitórias do Odivelas e do Estrela da Amadora, que eliminaram conjuntos do primeiro escalão. O Benfica vence, no final da primeira parte, por 1-0, golo de Tomo Sokota.

Odivelas (II B)-Gil Vicente (I), 2-1
Real (III)-Marítimo (I), 0-5
Oliveira do Hospital (II B)-Sanjoanense (II B), 1-1 (3-3 a.p., 5-4 g.p.)
Imortal (III)-Sporting Pombal (II B), 1-2
Leça (III)-Canedo (III), 0-0 (0-0 a.p., 5-3 g.p.)
Fiães (II B)-Sintrense (III), 3-1
Ass. Desp. Oliveirense (III)-Anadia (III), 1-0
Sporting Espinho (H)-Santa Clara (H), 1-0
Leixões (H)-Louletano (II B), 1-1 (2-3 a.p.)
Vianense (III)-Oliveirense (II B), 4-2
Pampilhosa (II B)-Fátima (II B), 1-1 (3-1 a.p.)
Madalena (III)-União Leiria (I), 3-4
Almancilense (III)-Académica (I), 0-3
Chaves (H)-Rio Ave (I), 0-2
Alverca (H)-Boavista (I), 0-1
Estoril (I)-Estrela Amadora (H), 0-1
Académico Viseu (II B)-Merelinense (III), 4-0
Valdevez (II B)-Lordelo (III), 0-1
Penafiel (I)-Nazarenos (III), 9-0
Sp. Braga (I)-Lousada (II B), 2-0
Moreirense (I)-Marco (H), 4-2

Escrito por André Viana às 06:47 PM | Comentários (0)

outubro 26, 2004

Sporting passa

rocha resolveu

O Sporting está na V eliminatória da Taça de Portugal. Os leões venceram hoje na Figueira da Foz, aproveitando três lances de bola parada. O fantasma Naval é assim exorcizado, num jogo comandado por Rochemback, que inaugurou o marcador de grande penalidade e repôs a vantagem após a igualdade, conseguida por Éder no recomeço. Já em tempo de descontos, novo livre e golo para Carlos Martins.

Escrito por André Viana às 09:41 PM | Comentários (0)

outubro 24, 2004

Briosa de luto

mor.jpg
Foto: abola.pt

O Presidente da Académica João Moreno faleceu no dia de ontem, vítima de doença prolongada. A briosa perde assim uma figura eternamente ligada à história da Académica, até porque, era das poucas personalidades que conseguia reunir consensos na hora de tomar decisões. João Moreno estava internado no Hospital Universitário de Coimbra há alguns meses, sendo que, na passada semana recebera alta e deslocou-se para o Centro de Repouso do Luso/Buçaco, onde acabaria por falecer. José eduardo Simões, juntamente com os restantes vice-presidentes devem agora assumir a liderança do clube, algo que já vinha acontecendo em virtude do internamento do Presidente.
Todos os jogos da Superliga e Liga de Honra vão respeitar um minuto de silêncio em memória de João Moreno.

Escrito por Ivo Adão às 11:25 AM | Comentários (0)

outubro 11, 2004

Taça de Portugal - Dragões com saída difícil

taca portugal
Foto: MaisFutebol

Foi hoje realizado o sorteio para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, a primeira a contar com a participação das formações da Superliga. Vitória de Guimarães e FC Porto não tiveram a sorte do seu lado, estando já marcado novo confronto para o D. Afonso Henriques. Benfica e Sporting tiveram melhor sorte. Os encarnados encontram o Oriental, na Luz, ao passo que os leões se deslocam à Figueira da Foz, onde defrontam a Naval 1º de Maio (que eliminou os leões nos quartos-de-final de 2002/2003, então em jogo disputado no velho e extinto Estádio de Alvalade).

Jogos da 4ª eliminatória

Jogos com equipas da Superliga:
Benfica-Oriental
Naval-Sporting
V. Guimarães-F.C. Porto
Real Sport Clube-Marítimo
Penafiel-Nazarenos
V. Setúbal-Pedras Rubras
Moreirense-Marco
Sp. Braga-Lousada
Estoril-Estrela da Amadora
Paços de Ferreira-Beira Mar
Nacional-Desportivo das Aves
Alverca-Boavista
Almancilense-Académica
Chaves-Rio Ave
F.C. Madalena-U. Leiria
Odivelas-Gil Vicente

Belenenses: isento

Restantes jogos:
Oliveira do Hospital-Sanjoanense
Imortal-Sp. Pombal
Leça-Canedo
Estrela Calheta-Pinhalnovense
Fiães-Sintrense
Ass. Desp. Oliveirense-Anadia
AC. Viseu-Vencedor do jogo Merelinense/União Lamas (que se realiza dia 13)
Vencedor do jogo Valdevez/Vilanovense (que se realiza dia 13)-Aliados Lordelo
Sp. Espinho-Santa Clara
Leixões-Louletano
Vianense-Oliveirense
Pampilhosa-Fátima
Rio Maior-Maia

Escrito por André Viana às 01:11 PM | Comentários (0)

setembro 27, 2004

Wadsworth deixa Beira-Mar

mick.jpg

O britânico Mick Wadsworth já deixou o comando técnico do Beira-Mar. Contratado depois do bom trabalho de António Sousa, o seu nome foi sempre muito controverso e nunca se dissociou da companhia inglesa actualmente ligada aos aveirenses. Desconhecido do grande público, ainda que tenha trabalhado com Bobby Robson no passado, Mick nunca conquistou a massa adepta dos alvi-negros mas alega motivos pessoais para a saída, ainda que se comente que o descontentamento da direcção era evidente. Recorde-se que o Beira-Mar venceu as duas últimas partidas mas que nunca conseguiu uma grande exibição, sendo ainda de assinalar o comportamento agressivo que Mick mantinha com a comunicação social.
O adjunto José Alberto Costa assumiu o cargo de treinador-interino e já orientou o treino desta manhã. Ex-adjunto no Sporting, Costa tinha anteriormente comandado o Varzim na Superliga. O seu nome é provisório, comentando-se já o interesse de Mano Nunes em Manuel Cajuda, técnico que rompeu o seu vínculo com o Marítimo após a 1ª jornada.

Escrito por André Viana às 06:30 PM | Comentários (0)

setembro 26, 2004

Liga de Honra - 4ª Jornada

Resultados:

Portimonense 0 - 1 Alverca
Feirense 0 - 0 Olhanense
Naval 3 - 1 Gondomar
P.Ferreira 1 - 1 Ovarense
Maia 2 - 0 Felgueiras
Santa Clara 0 - 2 Desp. Aves
Leixões 0 - 1 Desp. Chaves
Estrela Amadora 1 - 0 Sp. Espinho
Marco 3 - 0 Varzim

Classificação:

1º - Estrela Amadora, 10 pontos
2º - Aves, 9
3º - Maia, 9
4º - Ovarense, 8
5º - Marco, 8
6º - Leixões, 7
7º - Olhanense, 7
8º - Paços de Ferreira, 7
9º - Chaves, 7
10º - Portimonense, 6
11º - Naval, 6
12º - Varzim, 4
13º - Feirense, 4
14º - Alverca, 4
15º - Gondomar, 3
16º - Felgueiras, 2
17º - Santa Clara, 0
18º - Espinho, 0

Escrito por André Viana às 09:33 PM | Comentários (0)

setembro 12, 2004

Liga de Honra - 2ª Jornada

Paços de Ferreira e Leixões confirmaram hoje os bons arranques e a candidatura à subida de divisão. O Maia estreou-se a ganhar e o Estrela convenceu na recepção à Olhanense. O Gondomar esteve a ganhar até final no desafio de Portimão mas foi ultrapassado sobre a meta, pelo que não integra o grupo que lidera a classificação.
Fiquem com os resultados...

Maia 2 - 0 Sp. Espinho
(Evandro, 2gp)

Estrela Amadora 2 - 0 Olhanense
(Rui Borges, Henrique)

Paços Ferreira 2 - 1 Santa Clara
(Djalma, Rui Sousa / Hugo Henrique)

Portimonense 2 - 1 Gondomar
(Marco Almeida, Ailton / Amorim)

Marco 0 - 0 Felgueiras

Feirense 1 - 5 Desp. Aves
(Carlos Pinto / Vítor Manuel, Xano, Rui Miguel (2), Pedras)

Leixões 2 - 0 Alverca
(João Pedro, Dionisio)

Desp. Chaves 0 - 0 Varzim

Naval 1 - 2 Ovarense
(Basílio Almeida / Nei, Leandro Netto)

Escrito por André Viana às 10:52 PM | Comentários (0)

setembro 06, 2004

Mariano Barreto no Marítimo

barreto

Rescindiu contrato com a selecção do Gana no final da passada semana e já orienta o treino do Marítimo amanhã. Mariano Barreto é o sucessor de Manuel Cajuda, técnico que abandona os insulares após ter conduzido a equipa à Taça UEFA. Por mais que a direcção e o técnico afirmem o contrário, o certo é que a ruptura se deve a relações que se vinham deteorando desde 2003/2004 e que culminaram na goleada sofrida no Restelo, no jogo inaugural da Superliga.

Aqui ao lado, Ariza Makukula foi novamente operado ao menisco. A artroscopia hoje efectuada foi, garante o catalão El Mundo Deportivo, bem sucedida mas o congolês naturalizado por Portugal não evitará uma paragem que pode chegar às seis semanas. Está complicado o regresso à competição...

Escrito por André Viana às 09:10 PM | Comentários (0)

setembro 02, 2004

Opiniões

figo imortal.jpg

1. Os rivais do FC Porto têm dado mais importância às movimentações de mercado dos dragões do que os portistas. A histeria é tal que podemos atingir o ponto de o caso chegar à Assembleia da República. Em causa está a validade das contratações de Pinto de Costa, que no entender de benfiquistas e sportinguistas (sobretudo estes) são ilegais. Tudo porque o presidente do campeão europeu afirmou, por mais do que uma vez, que o plantel estava fechado! E não é que depois chegam Diego e Luís Fabiano... Não pode ser, haja palavra!

2. Gilberto Madaíl continua a marcar pontos e vai mesmo suspender a utilização das camisolas 5, 7 e 10! Uma verdadeira palhaçada, vem ao estilo do senhor presidente e da sua tremenda idiotice. Numa época em que o futebol vive do futuro (o presente nem existe, o passado já não conta), a FPF quer-nos fazer acreditar que Fernando Couto, Figo e Rui Costa atingiram níveis estratosféricos, inatingíveis para jogadores como Ricardo Carvalho, Ronaldo ou Deco. Ou então esta é uma forma de deixar a porta aberta para o regresso em 2006!

Escrito por André Viana às 09:17 PM | Comentários (1)

agosto 29, 2004

Paços goleador, Gondomar surpreendente

São os destaques da jornada inaugural da Liga de Honra. Num encontro entre candidatos, os pacenses venceram o Varzim por 4-1, confirmando a candidatura à subida e ao regresso ao escalão principal do nosso futebol. Quem se estreou bem foi o Gondomar, que derrotou o reforçado Maia por números esclarecedores. Dignos de destaque são, igualmente, os resultados de Feirense e Leixões, numa jornada em que só duas equipas venceram na condição de visitados.

Resultados da 1ª Jornada:
Aves 0-1 Naval
Gondomar 3-0 FC Maia
Alverca 1-1 FC Marco
Olhanense 2-1 Portimonense
Stª Clara 1-3 Feirense
Varzim 1-4 P.Ferreira
Ovarense 1-1 E. Amadora
Felgueiras 0-1 Chaves
Espinho 2-3 Leixões

Escrito por André Viana às 10:19 PM | Comentários (0)

agosto 28, 2004

Demolidor

mourinhoj.jpg

Mourinho é assim. Veiga disse há semanas que o agora técnico do Chelsea lhe garantiu que o Benfica seria campeão esta época mas a coluna de opinião que o setubalense assina na Dez não revela tal crença. O antigo treinador do FC Porto nem sequer gostaria de estar «na posição do senhor Trapattoni», considerando que o Benfica não se reforçou da melhor forma e que não é merecedor do nível da Liga dos Campeões. «O Benfica está mais fraco, a Taça UEFA aparece como a competição certa para a sua qualidade», chega a dizer.
De resto, Mourinho elogia o Sporting mas acredita que o FC Porto é mesmo o maior candidato a vencer a Superliga, considerando que os dragões têm «uma equipa e um plantel incomparavelmente melhor».

Escrito por André Viana às 01:50 PM | Comentários (0)

agosto 26, 2004

Elite

Portugal é a nata do futebol europeu. Vítor Baía é o melhor guarda-redes, Ricardo Carvalho o melhor defesa e Deco o melhor médio. O agora jogador do Barcelona é ainda o melhor jogador do "velho continente", prémio intimamente ligado à caminhada do FC Porto pela Liga dos Campeões. Morientes foi considerado o melhor avançado.

Escrito por André Viana às 11:30 PM | Comentários (0)

agosto 21, 2004

Uma semana em grande

madail.jpg

A Federação Portuguesa de Futebol voltou a exibir-se ao melhor nível. Já estamos habituados à excelência dos seus profissionais mas a semana que agora finda superou as expectativas. Não é possível ser-se tão mau…

#1 – Jogos Olímpicos. A prestação nacional foi, já todos o reconheceram, vergonhosa. Contudo, os mais altos dirigentes federativos alhearam-se por completo dos jogadores e do corpo técnico e sacudiram a água do capote, revelando uma leviandade chocante e uma total incapacidade de enfrentar problemas. A FPF quer aparecer na hora das vitórias mas afasta-se nos maus momentos, demarca-se, desresponsabiliza-se… Tenho a sensação de ter visto isto há já dois anos! Ainda mais lamentável que a actuação de Portugal pelos campos gregos, sobretudo porque roupa suja, sempre ouvi dizer, lava-se em casa. O que a FPF fez foi trazê-la para a rua e, pior do que isso, cuspir-lhe em cima.

#2 – Duas Bolas. Não, não me refiro às deficiências de Gilberto Madail. O facto aqui é que a competente FPF “encomendou” duas bolas para o desafio da Supertaça, tendo ainda a brilhante ideia de dividir a sua utilização por partes. Os nossos dirigentes foram incapazes de definir que esférico utilizar e não decretaram nenhuma bola oficial para a competição. Podiam ter-se limitado a reconhecer a bola (oficial) dos campeonatos da Liga mas preferiram ter dois pássaros a voar do que um na mão. Habitual…

#3 – Relvado. Ainda a Supertaça. Aquilo que ontem se passou em Coimbra mais não foi do que futebol de praia. Mais uma vez, a FPF vem apontar o dedo a entidades exteriores, negligenciando a sua própria falta de profissionalismo e a sua incapacidade de acompanhar e garantir a qualidade óptima de uma infra-estrutura que seria utilizada numa competição sob sua alçada.

#4 – “Adie-se”. Perante tamanha incompetência, Gilberto Madail vem colocar a cereja no topo do bolo. Que tal adiar o jogo? Pois claro… Podia ser a meio de Outubro, entre jogos de selecções, Liga dos Campeões e Superliga. E os emigrantes que pagaram bilhete? Voltam a vir cá, sempre é dinheiro que entra. Será que a FPF anda feita com o Governo?

#5 – Pausa. A FPF, as grandes personalidades do futebol português e grande parte da Comunicação Social vêm, por este meio, lamentar a decisão de Luís Figo em interromper, por tempo indefinido, a sua disponibilidade para jogar por Portugal. Ora vejam lá, e eu que pensava que o gajo andava indisponível há já algum tempo! Meus amigos, aquilo que o Figo fez foi isto: “Idiotas do meu país vizinho, tenho muita pena por vós mas anuncio que não estou para perder tempo convosco nem com os amadores do Luxemburgo e do Liechenstein. Contudo, como vocês precisam muito de mim, eu posso pensar em jogar novamente com a horrível camisola inspirada em 66 se se virem reunidas as seguintes condições: choradinho da FPF, do Scolari, dos jogadores e da opinião pública; jogos grandes e chorudos (€€€€€) em perspectiva; garantias de titularidade absoluta e inquestionável; impossibilidade de substituição; ausência de compromisso em passar a bola aos outros pacóvios, até porque o Rui já não está convosco.”

#6 – Divinização. Pelo que se impunha que Madail concluísse o ramalhete. E fê-lo como só ele sabe. Que tal se ninguém voltasse a usar as camisolas 7 e 10? Pelo que eu, ingenuamente, pensei: será que vão instituir a 99 e chamar o jogador com maior palmarés em actividade no cenário internacional? De facto, Figo e Rui Costa são nomes incontornáveis na história do futebol português mas nenhum deles mordeu os calcanhares de um Maradona. Depois, este saudosismo enoja-me. Quando há todas as condições (falta-nos uma FPF em condições, é certo) para surgirem novos craques que mereçam esses números, era mesmo necessário prendermo-nos a um passado que foi bom mas que já não é mais do que isso mesmo, passado?

Uma semana soberba, portanto. Outras virão…

Escrito por André Viana às 10:43 AM | Comentários (1)

Garra e felicidade

qaresma

Inverteram-se os papéis da final da Taça de Portugal, ainda que o nível de jogo tenha sido bem menor desta feita. Ninguém poderia exigir mais e melhor, numa fase da época em que as equipas (sobretudo o FC Porto) ainda se procuram afirmar e traçar as linhas que orientarão a nova temporada. Num encontro marcado pela incompetência da Federação Portuguesa de Futebol, coube quase sempre ao Benfica a iniciativa mas foi Quaresma quem marcou, dando novo título aos “sedentos” dragões e fazendo de Vítor Baía o jogador com mais títulos… no Mundo. Com Scolari nas bancadas, os adversários de ontem deixaram boas promessas para os próximos desafios. O Benfica tem que rever o capítulo do último passe e da finalização, o FC Porto precisa de tempo para assimilar as ideias de Fernandez e, já agora, contar com a quase totalidade do plantel. Coração e vontade não faltam.

Na máxima força, o Benfica apresentou o esquema previsível e o que melhor se aplica às características dos seus jogadores. Quim estreou-se em jogos oficiais pelo novo clube, Luisão regressou e fez dupla com Argel no centro da defesa. As “surpresas” ficam por aqui, sendo previsível o povoamento do meio-campo com Petit e Paulo Almeida (uma dupla muito aguerrida mas que pouco acrescenta ao futebol ofensivo). Simão tentou explorar a falta de rotina e o cansaço de Seitaridis (jogara 48 horas antes na Grécia e ainda não tem entrosamento com os companheiros – principalmente com Ricardo Costa, que ontem foi o central do lado direito) e João Pereira precisava de Miguel para ameaçar Nuno Valente. Zahovic, esse, não aproveitava os espaços que a desorganização portista lhe oferecia nos primeiros minutos do jogo.
Os encarnados tiveram um domínio consentido, porque o meio-campo do FC Porto ainda não carbura e pior ficou com a lesão de Diego, que ainda garantia alguma capacidade de transposição com bola controlada. A saída do brasileiro e a entrada de Peixoto esticaram o jogo dos dragões (reduziram-no no centro) e redefiniram a estratégia: contra-ataque assente na velocidade dos alas. Contudo, a acção defensiva começou comprometida pelo menor acerto de Carlos Alberto e pela falta de rotina de Hugo Leal, que cresceu com o jogo mas chegou a obrigar Costinha a trabalhar por dois, libertando Zahovic amiudadas vezes.
Assim sendo, a primeira foi quase toda do Benfica, que construiu duas ou três boas situações, sempre mal concretizadas. O FC Porto, esse, lutava com o coração, até porque ainda lhe falta cabeça, sobretudo naquele que foi o sector fulcral dos últimos dois anos: o meio-campo. Contudo, constatemos que Hugo Leal esteve três anos praticamente parado, já para não falar em elementos de outros sectores (Seitaridis, Ricardo Costa e McCarthy), que actuaram na quarta-feira e suportaram deslocações relativamente longas para se apresentarem no jogo de ontem. Qualquer treinador aprecia esta disponibilidade.
E essa foi mesmo a palavra-chave da vitória portista, que não dispensou uma boa dose de felicidade (não há vencedores sem ela). O meio-campo esteve bem mais certo no segundo tempo, com Hugo Leal a um nível bem diferente, e Carlos Alberto e Quaresma inventaram o golo da vitória, com o guerreiro (não é mais do que isso) Argel a olhar para o tento do miúdo formado em Alvalade. Estava, ainda não o sabíamos na altura, garantido o primeiro troféu da época, ainda que o Benfica tenha tentado inverter a situação. Contudo, talvez Trap não tenha sido suficientemente audaz, mas também não creio que os dirigentes benfiquistas o tenham contratado a contar com esse predicado. O Benfica lutou, quase sempre por Miguel (que trocou posições com o ala João Pereira após o golo), mas não logrou o merecido empate.
Como aqui escrevi após a final da Taça de Portugal, “futebol e justiça não são termos compatíveis”, mas “a sorte vale de pouco quando não há nada a empurrá-la.”

Escrito por André Viana às 10:42 AM | Comentários (0)

agosto 18, 2004

Os inimigos

pachecoj.jpg

A temporada ainda não começou mas já há vários motivos de conversa. Um deles é a arbitragem, que desta vez surge, pelo menos para já, intimamente ligada ao Boavista de Jaime Pacheco. Isto porque tanto uma como outro merecem nota negativa pelo que se passou no passado Domingo e no rescaldo dos acontecimentos que marcaram à apresentação da equipa de João Loureiro.

O facto é que Derlei está afastado dos relvados por um período que pode ir de um mês a seis semanas (ainda que no caso do Ninja seja de prever uma recuperação em tempo record) porque Toñito usou de, cito Jaime Pacheco, “brutalidade e virilidade (…) normais quando falamos de jogadores que querem muito ser titulares”. Não será preciso dizer muito mais, pois não? Infelizmente é! Para espanto de todos aqueles que viram o lance, o juiz Paulo Costa vem afirmar à Rádio Renascença que agiu bem em não ter expulso o jogador Toñito, alegando que este procurou jogar à bola e não entrou por trás. Se pensam que a estupidez não tem limite, revejam o lance e acompanhem as imagens com as declarações do médio boavisteiro: “Não sei se viram o mesmo jogo que eu. (…) houve azar para o Derlei. Ele veio ao lance já em desequilíbrio e meteu mal o pé. Cheguei muito antes dele à bola”. Pois bem, castigue-se a vítima…
O que vi do Boavista no último Domingo (e não foi o primeiro jogo da pré-temporada dos axadrezados a que assisti) deixou-me sem dúvidas sobre aquilo que posso esperar para a temporada que está prestes a começar. Há jogadores de grande nível mas também um treinador desprezível, autor moral de muitas lesões e causa directa de muito dinheiro mal gasto. Jaime Pacheco quer matar o futebol, quer-nos fazer acreditar que o maior espectáculo do Mundo se limita a acções defensivas, nem que tal implique bater em tudo o que mexe. O Boavista abdicou de ser um clube de futebol desde que se deixou aprisionar pelo estilo de Pacheco (que até teve grandes momentos em 2001 – ano em que, curiosamente, também se deu aqueles incidentes com os franceses do Metz), como se viu com Erwin Sanchez, “Platini da Bolívia” que se limitou a copiar o mestre.
Jaime Pacheco e Paulo Costa são tudo aquilo de que o futebol português não precisa: treinadores limitados para gerir os futebolistas mais talentosos da Europa, árbitros incompetentes, estúpidos e perversos. Sim, porque a não expulsão de Toñito só se explica com o termo incompetência, agravado pela estupidez de quem não é capaz de reconhecer, depois de visionadas as imagens, que errou. Lamentável…

Escrito por André Viana às 01:42 PM | Comentários (0)

agosto 03, 2004

Exemplar

ovarense.gif

Esta notícia envolve protagonistas que, em condições normais, não mereceriam grande destaque. Porém, a atitude da equipa técnica da Ovarense foi, no mínimo, exemplar. No jogo treino frente ao Sp.Braga o atleta Marçal teve uma entrada mais dura sobre Cândido Costa e protagonizou, de seguida, uma lamentável cena de pancadaria. Ora, estes acontecimentos levaram à dispensa de Marçal. Exemplar...

Escrito por Ivo Adão às 01:23 PM | Comentários (0)

agosto 02, 2004

Breves

16542.jpg

O FC Porto perdeu 2-1, frente aos turcos do Galatasaray. A equipa de Del Neri não se conseguiu manter invicta nesta digressão pelos Estados Unidos. Os azuis-e-brancos estiveram mesmo a perder por dois golos de difrença, com Maniche a reduzir já em tempo de descontos. A exibição dos portistas deixou muito a desejar, e o resultado podia muito bem ter sido devastador para os campeões da europa.

O Sporting venceu o Torneio de Newcastle, ao derrotar precisamanete a equipa anfitriã na final da prova. O golão de Tello e a forte personaliddae da equipa leonina foram os elemetos de maior destaque na partida de ontem.

Tiago não vai estar em Atenas. Uma pubalgia impede o médio do Chelsea de participar na prova. Para o seu lugar pode ser chamado Custódio, porém os responsáveis leoninos (à semelhança do que já foi feito por outros dirigentes) mostram-se pouco agradados com essa possibilidade. Enfim...

Escrito por Ivo Adão às 12:31 PM | Comentários (3)

julho 31, 2004

Está decidido!

salg.bmp

O Conselho de Justiça decidiu está decidido! O Portimonense vai mesmo ocupar o lugar do Salgueiros na Liga de Honra 2004/05. Os de Paranhos não conseguiram contornar a decisão tomada pela Liga de Clubes, que reclama uma divida de 650 mil euros, que não foi paga em tempo útil.

Escrito por Ivo Adão às 02:25 PM | Comentários (0)

julho 30, 2004

De volta

destaque-santos.jpg

Muito se passou na nossa ausência. Falemos apenas dos “3 Grandes”, que efectuaram jogos de preparação e garantiram reforços que se podem revelar importantes. Começando pelas quatro linhas, o campeão nacional e europeu empatou com o Lokeren da Bélgica. O FC Porto sofreu os primeiros golos da temporada e voltou a evidenciar lacunas que exigem trabalho. O Lokeren marcou primeiro, na conversão de uma grande penalidade inexistente e os portistas só reagiram no segundo tempo, liderados por Raul Meireles. O ex-Boavista igualou o marcador e viu Bruno Alves dar vantagem aos dragões. Contudo, Negro Ibarra distraiu-se na marcação a um adversário e permitiu a igualdade ao Lokeren. Entretanto, Ricardo Carvalho é jogador do Chelsea, que pagou 30 milhões de euros pelo central. Diego chegou a acordo com o FC Porto e vestirá a camisola 16 nas próximas cinco temporadas.
O Benfica perdeu com o Bétis em Ayamonte. Os encarnados sofreram o primeiro desaire da época, fruto de vários erros defensivos e de alguma inoperância no ataque. Fernando marcou os três golos da partida. Azar Karadas será jogador dos encarnados. O avançado norueguês ex-Rosenborg junta-se a Sokota, Nuno Gomes e Mantorras no ataque e vestirá a camisola 22.
O Sporting também perdeu, na ocasião com os ingleses do Crystal Palace. 1-0 foi o resultado do encontro que inaugura a passagem dos leões por Inglaterra, onde volta a jogar amanhã. Rogério desvinculou-se do Corinthians e é o número 37 do conjunto de José Peseiro.

Escrito por André Viana às 02:13 PM | Comentários (0)

julho 23, 2004

Não se riam

fergie.bmp

Mantorras foi libertado com termo de identidade e residência. O angolano do Benfica possuía passaporte falso e foi, como tal, constituído arguido. Boas notícias para a família benfiquista, ainda que o ambiente seja bem mais eufórico para os lados de Alvalade. Pelo menos é essa a conclusão a tirar das palavras de Carlos Martins sobre Pinilla, o novo reforço: "É porreiro"! Continua o médio, "pessoalmente não o conhecia"...
Quem também anda com um grande galo é Alex Ferguson. O escocês não desiste da guerra com Mourinho mas o assunto do momento são os Jogos Olímpicos. Sir Alex ficou furioso por não poder contar com Ronaldo nem com Heinze. "Ronaldo precisará de dois meses para descansar", "Esta situação pode impedir que Gabriel Heinze tenha uma carreira no Manchester United. A posição de lateral-esquerdo pertence-lhe, mas no início da época terei de colocar outra pessoa se ele for para os Jogos Olímpicos. Ele pode ter depois dificuldades em entrar na equipa. Aliás, pode nunca fazer um jogo pelo Manchester United. Ele tem a oportunidade de fazer uma carreira aqui, mas a iniciativa tem de partir dele". O Ivo deve pensar cobras e lagartos deste senhor. Então os jogadores já não podem ir à selecção? É por estas e por outras que o MU tem dominado o futebol inglês nos últimos quinze anos...

Escrito por André Viana às 01:46 PM | Comentários (0)

julho 22, 2004

Grandes

pinilla2.jpg

O Sporting perdeu com o Bolton no primeiro encontro de preparação da temporada 2004/2005. Carlos Martins marcou o único golo dos leões, que consentiram a reviravolta dos Wanderers. Despreocupado com o resultado, Peseiro já viu garantido um novo reforço. Trata-se do jovem avançado chileno Pinilla, que actuou no Celta de Vigo na época transacta. O Sporting comprou 50% do passe do jogador, respectivamente a metade pertencente ao Inter de Milão, estando a outra parte na posse do Chievo Verona, antigo clube de Del Neri. A vinda de Pinilla deve afastar a hipótese Ricardo Oliveira, que não se consegue desvincular do conjunto ché.
Rogério também pode voltar para o Brasil, sendo certo que o Sporting só fará negócio se o jogador se desvincular do Corinthians. O processo desenrola-se nos tribunais brasileiros e a contratação do médio só acontecerá após tudo estar esclarecido, o que deve acontecer no próxima dia 27, o mais tardar no fim do mês. Quem não deve ficar no plantel é o ala Luís Filipe, que pode sobrevoar o Atlântico rumo à Madeira. O ala-direito agrada a Manuel Cajuda, treinador do Marítimo e grande apreciador do sportinguista desde os tempos que partilharam ao serviço do Sporting de Braga.

No Benfica, José Veiga não tem interesse na saída de Ricardo Rocha. O discurso mantém-se, com Veiga a apontar o título como meta e a esclarecer que tal objectivo não pode fazer do Benfica um clube vendedor, caso contrário teriam sido aceites as "propostas por quase todos os jogadores". Adani ainda é alvo mas só se se entender com o Inter, uma vez que Veiga só pode contratar a custo zero.

O FC Porto realiza hoje o primeiro encontro da pré-época. O adversário é o ADO20, clube da 4ª divisão holandesa. Ainda sem os "europeus", Del Neri deve estrear as caras novas do plantel azul e branco.

Escrito por André Viana às 02:30 PM | Comentários (0)

julho 20, 2004

O Salgueiros fica na LIga de Honra

salgueiros.gif


O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol suspendeu a decisão da Liga de clubes. Relembre-se que a decisão tomada na semana passada, colocava o Salgueiros na II divisão B. A Liga de clubes alegava que o clube de Paranhos não tinha pago uma dívida ao próprio organismo. O emblema nortenho recorreu da decisão e... "está de regresso" à Liga de Honra.

(Peço desculpa aos leitores e em especial a quem tenha lido este post antes desta devida correcção. Na realidade, o Salgueiros recorreu da decisão tomada pela Liga de Clubes, levando à suspensão, pelo CJ da FPF, dessa mesma decisão. Porém, o regresso do clube de Paranhos à Liga de Honra pode ser temporário, na medida em que, o Conselho de Justiça da FPF vai analisar e ouvir as partes envolvidas e só depois tomará uma decisão final. Peço mais uma vez desculpa pela imprecisão. Obrigado)

Escrito por Ivo Adão às 08:47 PM | Comentários (1)

julho 19, 2004

Os três grandes...

dos_santos2.jpg

Dos Santos é o mais recente refoço do plantel encarnado para a temporada que se avizinha. O lateral esquerdo, actuava até agora no Marselha de França e vem para a Luz para lutar com o campeão europeu Fyssas por um lugar no onze. O internacional sub-21 francês vai ser o número 18, e terá vida difícil em Lisboa, mas promete trabalhar muito para conquistar o seu espaço, no clube que lhe "apresentou um projecto extremamente aliciante". Entretanto, o Benfica fez o seu primeiro jogo de preparação. A vitória por 2-0 frente ao Carouge (3ª divisão suiça) e o regresso de Mantorras ficaram, contudo, ensombrados com as imagens de violência nos chegaram no final da partida. Lamentável...

No FCPorto, não houveram grandes novidades este fim de semana. Porém Pinto da Costa mantém firme a sua posição em relação à saída de mais jogadores. O Presidente portista chegou mesmo a dizer a Camacho para "esperar sentado por Ricardo Carvalho".

O Sporting continua a sua preparação. Ricardo Oliveira e Marquinhos voltam a ser nomes ouvidos para os lados de Alcochete mas, a grande verdade é que, para já, reforço há só um e chama-se Douala. Os leões também efectuaram um jogo treino com uma equipa de escalão inferior, partida que venceram com naturalidade por 10-0.

Escrito por Ivo Adão às 02:23 AM | Comentários (0)

julho 16, 2004

Breves

dell.jpg

Afinal, Dellas pode mesmo rumar a Portugal. O destino provável deixou de ser o Benfica e, é agora, o campeão nacional Futebol Clube do Porto. O central destacou-se no último europeu, e nem o facto de ter sido pouco utilizado na Roma, impediu que equipas como Tottenham, Everton ou Porto demonstrassem interesse no atleta.

No Sporting, Sérgio Conceição pode estar por horas, mas enquanto decorrem as negociações com o ex-portista surge um novo nome na lista de prioridades de Peseiro. Marquinhos pode mesmo vir a vestir a camisola dos leões na próxima temporada segundo o jornal "O Jogo".

Outra das notícias do dia dá conta da disponibilidade de Vitor Baía para voltar à selecção. O guarda redes afirma que "não fez mal a ninguém", deixando a entender que acredita poder voltar ser convocado para representar a equipa de todos nós. Veremos se Scolari lhe faz a vontade...

Escrito por Ivo Adão às 10:34 AM | Comentários (0)

Aí está a Superliga 2004/05!

SuperLiga.2.gif

O sorteio da Superliga e Liga de Honra decorreu esta noite na Figueira da Foz. A Superliga vai ter um início morno no dia 29 de Agosto, com Benfica a viajar até Aveiro, enquanto Porto e Sporting recebem União de Leiria e Gil Vicente respectivamente. Emoções fortes estão reservadas para a 6ª jornada, na qual, vai acontecer o primeiro clássico, com os campeões nacionais a visitarem a Luz. Duas jornadas depois o Sporting vai ao Dragão. O primeiro derby da capital fica reservado para a 16ª jornada com o Benfica a visitar o Alvalade XXI. Mas, se o início promete ser mais tranquilo, já o final de época, pelo menos para Benfica e Sporting, vai ser absolutamente frenético, já que, os encarnados recebem o Sporting na penúltima jornada da Superliga e visitam o Bessa na última jornada. Já os leões recebem o Nacional na última ronda, na qual, o Porto joga em casa com a briosa.
Veja, de seguida, o calendário completo da Superliga 2004/05...

1.ª jornada (29 Agosto):
Académica – Sp. Braga
Moreirense – Vit. Guimarães
Beira Mar – Benfica
Boavista – Nacional
Sporting – Gil Vicente
Penafiel – Vit. Setúbal
Belenenses – Marítimo
Estoril – Rio Ave
FC Porto – U. Leiria

2.ª jornada (12 Setembro):
Sporting Braga - FC Porto
Vitória Guimarães - Académica
Benfica - Moreirense
Nacional - Beira-Mar
Gil Vicente - Boavista
Vitória Setúbal - Sporting
Marítimo - Penafiel
Rio Ave - Belenenses
União Leiria - Estoril-Praia

3.ª jornada (19 Setembro):
Sporting Braga - Vitória Guimarães
Académica - Benfica
Moreirense - Nacional
Beira-Mar - Gil Vicente
Boavista - Vitória Setúbal
Sporting - Marítimo
Penafiel - Rio Ave
Belenenses - União Leiria
FC Porto - Estoril-Praia

4.ª jornada (26 Setembro):
Vitória Guimarães - FC Porto
Benfica - Sporting Braga
Nacional - Académica
Gil Vicente - Moreirense
Vitória Setúbal - Beira-Mar
Marítimo - Boavista
Rio Ave - Sporting
União Leiria - Penafiel
Estoril-Praia - Belenenses

5.ª jornada (03 Outubro):
Vitória Guimarães - Benfica
Sporting Braga - Nacional
Académica - Gil Vicente
Moreirense - Vitória Setúbal
Beira-Mar - Marítimo
Boavista - Rio Ave
Sporting - União Leiria
Penafiel - Estoril-Praia
FC Porto - Belenenses

6.ª jornada (17 Outubro):
Benfica - FC Porto
Nacional - Vitória Guimarães
Gil Vicente - Sporting Braga
Vitória Setúbal - Académica
Marítimo - Moreirense
Rio Ave - Beira-Mar
União Leiria - Boavista
Estoril-Praia - Sporting
Belenenses - Penafiel

7.ª jornada (24 Outubro):
Benfica - Nacional
Vitória Guimarães - Gil Vicente
Sporting Braga - Vitória Setúbal
Académica - Marítimo
Moreirense - Rio Ave
Beira-Mar - União Leiria
Boavista - Estoril-Praia
Sporting - Belenenses
FC Porto - Penafiel

8.ª jornada (31 Outubro):
Nacional - FC Porto
Gil Vicente - Benfica
Vitória Setúbal - Vitória Guimarães
Marítimo - Sporting Braga
Rio Ave - Académica
União Leiria - Moreirense
Estoril-Praia - Beira-Mar
Belenenses - Boavista
Penafiel - Sporting

9.ª jornada (07 Novembro):
Nacional - Gil Vicente
Benfica - Vitória Setúbal
Vitória Guimarães - Marítimo
Sporting Braga - Rio Ave
Académica - União Leiria
Moreirense - Estoril-Praia
Beira-Mar - Belenenses
Boavista - Penafiel
FC Porto - Sporting

10.ª jornada (13 Novembro):
Gil Vicente - FC Porto
Vitória Setúbal - Nacional
Marítimo - Benfica
Rio Ave - Vitória Guimarães
União Leiria - Sporting Braga
Estoril-Praia - Académica
Belenenses - Moreirense
Penafiel - Beira-Mar
Sporting - Boavista

11.ª jornada (21 Novembro):
Gil Vicente - Vitória Setúbal
Nacional - Marítimo
Benfica - Rio Ave
Vitória Guimarães - União Leiria
Sporting Braga - Estoril-Praia
Académica - Belenenses
Moreirense - Penafiel
Beira-Mar - Sporting
FC Porto - Boavista

12.ª jornada (28 Novembro):
Vitória Setúbal - FC Porto
Marítimo - Gil Vicente
Rio Ave - Nacional
União Leiria - Benfica
Estoril-Praia - Vitória Guimarães
Belenenses - Sporting Braga
Penafiel - Académica
Sporting - Moreirense
Boavista - Beira-Mar

13.ª jornada (05 Dezembro):
Vitória Setúbal - Marítimo
Gil Vicente - Rio Ave
Nacional - União Leiria
Benfica - Estoril-Praia
Vitória Guimarães - Belenenses
Sporting Braga - Penafiel
Académica - Sporting
Moreirense - Boavista
FC Porto - Beira-Mar

14.ª jornada (12 Dezembro):
Marítimo - FC Porto
Rio Ave - Vitória Setúbal
União Leiria - Gil Vicente
Estoril-Praia - Nacional
Belenenses - Benfica
Penafiel - Vitória Guimarães
Sporting - Sporting Braga
Boavista - Académica
Beira-Mar - Moreirense

15.ª jornada (19 Dezembro):
Marítimo - Rio Ave
Vitória Setúbal - União Leiria
Gil Vicente - Estoril-Praia
Nacional - Belenenses
Benfica - Penafiel
Vitória Guimarães - Sporting
Sporting Braga - Boavista
Académica - Beira-Mar
FC Porto - Moreirense

16.ª jornada (09 Janeiro):
FC Porto - Rio Ave
União Leiria - Marítimo
Estoril-Praia - Vitória Setúbal
Belenenses - Gil Vicente
Penafiel - Nacional
Sporting - Benfica
Boavista - Vitória Guimarães
Beira-Mar - Sporting Braga
Moreirense - Académica

17.ª jornada (16 Janeiro):
Rio Ave - União Leiria
Marítimo - Estoril-Praia
Vitória Setúbal - Belenenses
Gil Vicente - Penafiel
Nacional - Sporting
Benfica - Boavista
Vitória Guimarães - Beira-Mar
Sporting Braga - Moreirense
Académica - FC Porto

18.ª jornada (23 Janeiro):
Sporting Braga - Académica
Vitória Guimarães - Moreirense
Benfica - Beira-Mar
Nacional - Boavista
Gil Vicente - Sporting
Vitória Setúbal - Penafiel
Marítimo - Belenenses
Rio Ave - Estoril-Praia
União Leiria - FC Porto

19.ª jornada (30 Janeiro):
FC Porto - Sporting Braga
Académica - Vitória Guimarães
Moreirense - Benfica
Beira-Mar - Nacional
Boavista - Gil Vicente
Sporting - Vitória Setúbal
Penafiel - Marítimo
Belenenses - Rio Ave
Estoril-Praia - União Leiria

20.ª jornada (06 Fevereiro):
Vitória Guimarães - Sporting Braga
Benfica - Académica
Nacional - Moreirense
Gil Vicente - Beira-Mar
Vitória Setúbal - Boavista
Marítimo - Sporting
Rio Ave - Penafiel
União Leiria - Belenenses
Estoril-Praia - FC Porto

21.ª jornada (13 Fevereiro):
FC Porto - Vitória Guimarães
Sporting Braga - Benfica
Académica - Nacional
Moreirense - Gil Vicente
Beira-Mar - Vitória Setúbal
Boavista - Marítimo
Sporting - Rio Ave
Penafiel - União Leiria
Belenenses - Estoril-Praia

22.ª jornada (20 Fevereiro):
Benfica - Vitória Guimarães
Nacional - Sporting Braga
Gil Vicente - Académica
Vitória Setúbal - Moreirense
Marítimo - Beira-Mar
Rio Ave - Boavista
União Leiria - Sporting
Estoril-Praia - Penafiel
Belenenses - FC Porto

23.ª jornada (27 Feveiro):
FC Porto - Benfica
Vitória Guimarães - Nacional
Sporting Braga - Gil Vicente
Académica - Vitória Setúbal
Moreirense - Marítimo
Beira-Mar - Rio Ave
Boavista - União Leiria
Sporting - Estoril-Praia
Penafiel - Belenenses

24.ª jornada (06 Março):
Nacional - Benfica
Gil Vicente - Vitória Guimarães
Vitória Setúbal - Sporting Braga
Marítimo - Académica
Rio Ave - Moreirense
União Leiria - Beira-Mar
Estoril-Praia - Boavista
Belenenses - Sporting
Penafiel - FC Porto

25.ª jornada (13 Março):
FC Porto - Nacional
Benfica - Gil Vicente
Vitória Guimarães - Vitória Setúbal
Sporting Braga - Marítimo
Académica - Rio Ave
Moreirense - União Leiria
Beira-Mar - Estoril-Praia
Boavista - Belenenses
Sporting - Penafiel

26.ª jornada (20 Março):
Gil Vicente - Nacional
Vitória Setúbal - Benfica
Marítimo - Vitória Guimarães
Rio Ave - Sporting Braga
União Leiria - Académica
Estoril-Praia - Moreirense
Belenenses - Beira-Mar
Penafiel - Boavista
Sporting - FC Porto

27.ª jornada (03 Abril):
FC Porto - Gil Vicente
Nacional - Vitória Setúbal
Benfica - Marítimo
Vitória Guimarães - Rio Ave
Sporting Braga - União Leiria
Académica - Estoril-Praia
Moreirense - Belenenses
Beira-Mar - Penafiel
Boavista - Sporting

28.ª jornada (10 Abril):
Vitória Setúbal - Gil Vicente
Marítimo - Nacional
Rio Ave - Benfica
União Leiria - Vitória Guimarães
Estoril-Praia - Sporting Braga
Belenenses - Académica
Penafiel - Moreirense
Sporting - Beira-Mar
Boavista - FC Porto

29.ª jornada (17 Abril):
FC Porto - Vitória Setúbal
Gil Vicente - Marítimo
Nacional - Rio Ave
Benfica - União Leiria
Vitória Guimarães - Estoril-Praia
Sporting Braga - Belenenses
Académica - Penafiel
Moreirense - Sporting
Beira-Mar - Boavista

30.ª jornada (24 Abril):
Marítimo - Vitória Setúbal
Rio Ave - Gil Vicente
União Leiria - Nacional
Estoril-Praia - Benfica
Belenenses - Vitória Guimarães
Penafiel - Sporting Braga
Sporting - Académica
Boavista - Moreirense
Beira-Mar - FC Porto

31.ª jornada (30 Abril):
FC Porto - Marítimo
Vitória Setúbal - Rio Ave
Gil Vicente - União Leiria
Nacional - Estoril-Praia
Benfica - Belenenses
Vitória Guimarães - Penafiel
Sporting Braga - Sporting
Académica - Boavista
Moreirense - Beira-Mar

32.ª jornada (08 Maio):
Rio Ave - Marítimo
União Leiria - Vitória Setúbal
Estoril-Praia - Gil Vicente
Belenenses - Nacional
Penafiel - Benfica
Sporting - Vitória Guimarães
Boavista - Sporting Braga
Beira-Mar - Académica
Moreirense - FC Porto

33.ª jornada (15 Maio):
Rio Ave - FC Porto
Marítimo - União Leiria
Vitória Setúbal - Estoril-Praia
Gil Vicente - Belenenses
Nacional - Penafiel
Benfica - Sporting
Vitória Guimarães - Boavista
Sporting Braga - Beira-Mar
Académica - Moreirense

34.ª jornada (22 Maio):
União Leiria - Rio Ave
Estoril-Praia - Marítimo
Belenenses - Vitória Setúbal
Penafiel - Gil Vicente
Sporting - Nacional
Boavista - Benfica
Beira-Mar - Vitória Guimarães
Moreirense - Sporting Braga
FC Porto - Académica

Escrito por Ivo Adão às 12:05 AM | Comentários (0)

Atenção a este Penafiel!

esf.jpg

A equipa presidida por António Oliveira continua a surpreender. Depois de adquirir o experiemte Drulovic, o conjunto de Penafiel chegou a acordo com o jovem finlandês Jussi Kujala. Para os mais desatentos, Kujala é um produto das escolas do Ajax. Com 21 anos, o avançado actua frequentemente na selecção sub-21 do seu país, sendo que, também já jogou na equipa principal do conjunto holandês. É, sem dúvida, uma aposta de qualidade por parte da equipa orientada por Manuel Fernandes, que continua a sonhar com Capucho e Jardel. Enquanto isso, a equipa recém promovida continua a formar um plantel recheado de qualidade e experiência.

Escrito por Ivo Adão às 12:03 AM | Comentários (0)

julho 15, 2004

Sorteio com cheiro a mudanças

ATT189255_200.jpg

Realizam-se hoje os sorteios que definem o alinhamento dos campeonatos profissionais portugueses. Trocando por miúdos, o Casino da Figueira da Foz acolhe, pelas 19 horas, a cerimónia que traça os calendários da SuperLiga Galp Energia e da II Liga, os campeonatos sob a alçada de Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Isto acontece um dia depois de o Governo ter homologado a redução destas provas para 16 clubes, já em 2004/2005. A proposta, que já estava em cima da mesa há algum tempo, implica a descida de 4 formações para a II Liga e a subida de apenas 2 conjuntos vindos do escalão secundário. Por outro lado, há 6 equipas a serem despromovidas à II Divisão B (semi-profissional, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol - e com sorteio já há muito realizado), donde só ascendem 2 clubes, sendo que há três séries e, como tal, três primeiros lugares.
Muitas complicações, portanto, implicando sobretudo quem luta para não descer e quem tenta subir...

Escrito por André Viana às 01:24 PM | Comentários (0)

julho 14, 2004

Salgueiros desce à 2ª B

salgueiros.bmp

O SC Salgueiros foi despromovido pela Comissão Executiva da Liga de Clubes. O histórico clube de Paranhos não saldou as dívidas que possuía com a Liga, até ao prazo limite estipulado, a passada Sexta-Feira. Deste modo, o Salgueiros vai disputar o campeonato da 2ª divisão B (zona Norte), ficando em aberto o lugar do clube portuense na Liga de Honra.
Para ocupar esse lugar, a Liga convidou o Portimonense (melhor classificado dos três despromovidos da categoria na época transacta), clube onde ainda decorre o processo de decisão para aceitar ou não o convite.
Quanto à direcção salgueirista, ainda espera uma reviravolta na decisão. A ver vamos...

Escrito por Ricardo Bastos às 02:22 PM | Comentários (0)

julho 13, 2004

Regresso inesperado

joao_pinto.jpg

João Vieira Pinto vai ser, esta tarde, apresentado oficialmente pelo Boavista. O clube que lançou o internacional português para a alta roda do futebol nacional e internacional, convenceu o atleta a integrar o plantel de Jaime Pacheco. Este é um regresso algo inesperado, já que, a possibiliddae de João Pinto poder rumar ao estrangeiro era muito forte. Com 33 anos e uma carreira plena de sucesso, o ex-sportinguista vai querer, certamente, por um ponto final no seu percurso como jogador ao serviço do clube que o viu crescer.

Escrito por Ivo Adão às 12:34 PM | Comentários (0)

julho 07, 2004

Boavista e Belenenses apresentam-se

gd_restelo_03.jpg

O Boavista de Jaime Pacheco e o Belenenses de Carlos Carvalhal apresentaram-se ontem para dar início à temporada 2004/2005. Já hoje, Ricardo Sousa acertou os pormenores do contrato com o Hannover 96, da Bundesliga alemã. O craque axadrezado da última época parte assim para um primeira aventura no estrangeiro, assinando pelo novo clube de Robert Enke e pelo antigo de Abel Xavier.
Uma grande revolução no Boavista, onde entram dez atletas (falta um ou dois, provavelmente a escolher do lote de dispensados do FC Porto, em virtude do negócio de Raúl Meireles). Tiago assinou a título definitivo, juntando ao lateral-direiro Nélson (ex-Salgueiros), Hélder Rosário e Carlos Fernandes (central e lateral ex-Belenenses), Carlos Fernandes (guarda-redes ex-Felgueiras), Milhazes (lateral-esquerdo ex-Varzim), Lucas (médio ex-Académica), Zé Manuel (extremo, ex-Paços), Guga (avançado, ex-Guimarães) e Toñito (médio, ex-Sporting).

Quanto aos de Belém, foram muitas saídas e reduzidas as entradas, pelo menos para já. Amaral, lateral-direito ex-Leixões, Sandro, central ex-Botafogo, e Cristiano, vindo do Benfica, são os reforços para a defesa. O médio José Pedro (pupilo de Carvalhal em Setúbal) e o avançado Rodolfo Lima fecham a actual lista de reforços.

Escrito por André Viana às 05:15 PM | Comentários (0)

julho 06, 2004

Novas nos 3 Grandes

quaresma.jpg

Findo o Euro´2004, a actualidade desportiva volta a centrar-se nos maiores clubes do futebol nacional, que continuam a preparar a nova temporada.

No FC Porto é hora de partidas mas também de chegadas. Deco assina esta tarde pelo Barcelona, num negócio que rende 15 milhões de euros aos portistas. O valor do atleta foi substancialmente reduzido pela inclusão do extremo Ricardo Quaresma, que aceitou regressar a Portugal depois de uma época para esquecer na cidade condal. Ainda por definir está a duração do vínculo do ex-sportinguista, que jogará no FC Porto a título definitivo, contrariamente ao que fora anunciado por alguma comunicação social, que previa um empréstimo para uma temporada. Quaresma pode muito bem ser o ala-direito que faltava no esquema de Del Neri, que assim supre as lacunas nesse sector específico. Depois de uma convivência difícil com Frank Rijkaard, o internacional português sabia não poder continuar em Camp Nou, ainda que as suas preferências recaíssem em Espanha, onde tinha propostas do Maiorca e do Málaga, entre outros. O empresário Jorge Mendes (que também representa Deco, que já está em Barcelona e é apresentado por volta das 17h) terá sido fundamental na conclusão do processo.
Quaresma junta-se a Areias, Pepe, Rossato, Seitaridis, Raúl Meireles e Paulo Assunção no lote de reforços do FC Porto para a nova época. A saída de Deco deve possibilitar a contratação de Diego, prodígio brasileiro actualmente a preparar a Copa América. O negócio pode concluir-se esta semana e exige cedências tanto da parte do FC Porto como do Santos. O “Peixe” pede 10 milhões de euros, os campeões europeus terão oferecido seis numa primeira oferta. Quem também pode estar a chegar é o companheiro de Diego no escrete, o avançado Luís Fabiano. O “Fabuloso” tem uma clausula de rescisão que ronda os 16 milhões de euros mas o FC Porto só está disposto a negociar até aos 13 milhões, números bem superiores aos avançados pelo Barca, Sevilha, Bétis e dois clubes italianos.

O Benfica apresentou Giovanni Trappatoni como novo treinador para os próximos dois anos. A “velha raposa” aceita um novo desafio aos 65 anos, após atribulada passagem pela selecção italiana. Recorde-se que o técnico foi muito criticado durante o Mundial de 2002 e o Euro´2004, sobretudo pelo estilo de jogo que impôs. O regresso ao velho catenaccio espantou o Mundo mas o currículo de Trap permite-lhe quase tudo. Grande campeão enquanto jogador, Giovanni conseguiu grandes êxitos no comando técnico da Juventus, do Inter de Milão e do Bayern de Munique. O último desafio ao serviço de um clube já tem alguns anos e aconteceu em Florença, onde não conseguiu repetir as vitórias que amealhou tanto em competições internas como em provas da UEFA.
Com Trap foram apresentados seis reforços, vindos sobretudo do Alverca. A saber: Yannick (guarda-redes, ex-Alverca), Bruno Aguiar (médio, ex-Alverca), Alcides (central, ex-Santos), Paulo Almeida (trinco, ex-Santos), Amoreirinha (defesa, ex-Alverca) e Carlitos (extremo, ex-Estoril).
Tiago é que pode estar de saída, em virtude de incompatibilidades bem vincadas com a actual direcção, que não se quer desfazer de um dos seus principais activos. A hipótese de rescisão do contrato é diminuta mas o interesse de Chelsea e Barcelona podem libertar um dos casos mais bicudos do novo Benfica.

O Sporting já tem treinador há algum tempo mas procura agora reforçar os sectores mais fragilizados. Depois de gorada a contratação de Paulo Assunção, os leões continuam no mercado em busca de um médio-defensivo, sendo que também afirmam ser necessária a contratação de um nº 10. No que concerne a nomes, o avançado internacional brasileiro Ricardo Oliveira é o mais falado. O ainda jogador do Valência confessa-se entusiasmado por poder actuar em Alvalade e o assunto pode muito bem ficar resolvido durante os próximos dias. Quem está de saída é Silva, que continua a procurar clube depois de gorada a transferência para os turcos do Gençlerbirligi. Ricardo é pretendido em Liverpool mas poucos acreditam que os ingleses cubram as exigências leoninas.

Escrito por André Viana às 01:40 PM | Comentários (0)

junho 04, 2004

O 4º grande?

_39404356_mostov.jpg

A época passada foi bastante atribulada para os lados de Guimarães. Habituada a andar nos lugares de topo da Superliga, os vimaranenses viram-se obrigados a lutar pela permanência até final da época. Terminado o sufoco, e depois da saída do muito contestado Pimenta Machado, esta devia ser a altura ideal para repensar todo um projecto de futuro, e tentar erguer o Vitória de Guimarães já a partir das próximas eleições. Porém, temos assistido a uma verdadeira feira de vaidades, na qual, o mais importante parecem ser os reforços para a próxima em detrimento de um projecto sólido, que possa trazer o histórico clube para os lugares a que nos habituou no passado.
A lista B, encabeçada pelo... Presidente do Moreirense, Vítor Magalhães, vai tentando desmontar a estratégia da lista A. Assim, para este candidato, os nomes sonantes anunciados pelo seu opositor não vão ter grande influência no resultado das eleições. Para além de um trunfo de última hora, Vítor Magalhães “apenas” anuncia os adiantados contactos com Fernando Aguiar, Milain Rama (avançado suíço), Gimenez (médio argentino) e Zé Elias (o seu grande trunfo). Mas para esta noite há ainda outra revelação, que pode passar por um defesa central.
Já a lista A, de Manuel Almeida, apresenta nomes de topo, sendo que a começar em Nelo Vingada e a acabar em Jimmy Hasselbaink, o candidato prepara-se para construir uma super-equipa. Assim sendo, Manuel Almeida tira da cartola: Nelo Vingada para treinador, Jimmy, Mostovoi, Dominguez, Marco Almeida, Rui Marques (ex-Estugarda), Ilan e Washington (ex-atl.paranaense).
Como podemos constatar a campanha eleitoral é feita em torno de nomes e mais nomes... Mas, adepto que é adepto já está habituado a tudo isto, e tem até noção de que os candidatos raramente cumprem as promessas eleitorais, tal como os políticos. Por isso resta aos sócios do Vitória de Guimarães reflectir acerca dos projectos apresentados e não em função das estrelas “anunciadas”, para poderem amanhã votar com a consciência de que estão a ajudar o clube do seu coração.
Porém há uma certeza que fica: caso os candidatos consigam cumprir as suas promessas, teremos um Guimarães fortíssimo para a próxima temporada. Será?...


Escrito por Ivo Adão às 01:59 PM | Comentários (0)

junho 01, 2004

Confirmados

jmourin.jpg

José Mourinho vai ser amanha apresentado como novo treinador do Chelsea. O acordo entre o clube londrino e o FCPorto já foi oficializado, sendo que os valores do negócio terão rondado os 2,5 milhões de euros.
Já há muito que se falava na transferência, mas Mourinho só amanhã será apresentado em Stanford Bridge, às 10 da manhã, numa conferência de imprensa que contará com a presença do presidente do Chelsea, o magnata russo Abramovich. À espera de Mourinho está um contrato de 650 mil euros por mês, valor que o torna num dos mais bem pagos treinadores do mundo.

Fernando Santos já não é treinador do Sporting. A rescisão entre o clube leonino e o "engenheiro" ocorreu de forma letigiosa durante a tarde de hoje, depois de difíceis e prolongadas negociações. Apesar da relutância de Fernando Santos em abandonar o clube, era quase inevitável a saída do antigo técnico dos leões, indesejado no seio da direcção da SAD do Sporting.
O caso fica agora entregue aos tribunais, com acusações graves a partirem de ambas as partes. A direcção leonina está agora no mercado à procura de novo técnico, com José Peseiro à cabeça dos pretendidos em Alvalade.

Escrito por Ricardo Bastos às 07:02 PM | Comentários (0)

Breves

rc.jpg

Um dos centrais mais cobiçados do mundo pode estar a caminnho do Inter de Milão. O campeão europeu Ricardo Carvalho está muito perto de assinar pelo clube de Cannavarro e companhia. Segundo a edição de hoje d' A Bola, o central vai assinar um contrato de quatro temporadas, sendo que, o Porto irá receber cerca de 7.5 Milhões de euros.

José Mourinho já não é treinador do FC Porto e vai assinar nos próximos dias pelo Chelsea de Londres. Na capital londrina, Claudio Ranieri também já se desvinculou do clube de Abrahamovic. No Benfica, o tempo para Scolari decidir se quer ou não aceitar a proposta do clube encarnado começa a esgotar-se, enquanto por Alvalade a rescisão com Fernando Santos está complicada, sendo que, à espreita continua José Peseiro.

Rossato vem "para ganhar um lugar no onze". O lateral esquerdo, ex-nacional, vai mesmo rumar ao Dragão, convicto de que poderá ser opção para a próxima temporada. Depois da época brilhante ao serviço do Nacional, a vinda de Rossato para a invicta era quase inevitável. Para além disso, esta contratação pode fazer antever a saída de Mário Silva ou Nuno Valente.

Miguelito pode ir para Itália. Segundo a Gazzetta dello Sport, o lateral do Rio Ave vai representar o Livorno, recém promovido à Serie A italiana. Depois dos rumores que davam como certa a sua ida para um grande de Portugal, Miguelito que, surpreendentemente, ficou de fora do Euro de sub-21, vê agora o seu futuro passar pelo estrangeiro.

Escrito por Ivo Adão às 12:30 PM | Comentários (1)

maio 28, 2004

Mudanças na Luz

RodMoura.jpg

Rodolfo Moura (na foto), antigo massagista e fisioterapeuta do Sporting e do FCPorto, vai assinar pelo Benfica. A saída de Rodolfo Moura de Alvalade já havia sido anunciada e a ida para a Luz é cada vez mais certa.
O fisioterapeuta termina contrato com os leões a 30 de Junho, e até lá vai para o Brasil dar seguimento à recuperação de Fábio Rochemback, em tratamento médico após a lesão desta época.
A contratação de Rodolfo Moura faz parte dos planos de reestruturação da equipa da Luz, liderados pelo novo director desportivo José Veiga.

Também na Luz fala-se hoje na possível saída de Tomo Sokota. O avançado croata é muito cobiçado em Espanha e Itália e a saída da Luz, apesar de improvável, é cada vez mais falada. O contrato de Sokota no Benfica termina no final da próxima época, e os encarnados pretendem retirar dividendos de uma possível saída do croata já depois do Euro2004. E se Sokota brilhar no europeu do próximo mês o valor do seu passe deverá disparar, beneficiando quer o Benfica quer a Croácia. Ficamos à espera...

Escrito por Ricardo Bastos às 12:49 PM | Comentários (0)

O escolhido

delNeri.jpg

Luigi del Neri vai ser o novo treinador do FCPorto na próxima época. De acordo com a imprensa portuguesa de hoje, o técnico italiano vai ser apresentado na próxima semana e deverá assinar um acordo de duas épocas com os dragões.
A vinda de del Neri acaba por não ser surpresa para ninguém, já que o antigo treinador do Chievo já há uns tempos que andava a anunciar a sua vinda para Portugal.
Depois de Mourinho, qualquer treinador vai ter missão muito difícil para fazer esquecer o ex-técnico portista. A ver vamos se del Neri o consegue.

Escrito por Ricardo Bastos às 12:07 PM | Comentários (0)

maio 24, 2004

Breves

_1943873_couto150.jpg

O jornal O Jogo destaca, na edição de hoje, o suposto interesse do Benfica em Fernando Couto. O capitão da selecção nacional tem mais um ano de contrato com a Lázio de Roma, contudo, José Veiga estará a trentar convencer o atleta a vir para Lisboa. Relembre-se que esta não é a primeira vez que os encarnados mostram interesse no central. Contudo, agora resta-nos perceber até que ponto as informações divulgadas correspondem à verdade, já que, para a próxima época o conjunto da Luz conta já com um reforço para o eixo da defesa - Alcides (que está a recuperar de uma intervenção cirúrgica). Estará o Benfica a preparar terreno para a saída de Luisão?...

Outra das notícias do dia prende-se com a saída de João Pinto do Sporting. Depois de algumas negociações os leões não chegaram a acordo com o atleta e o internacional português vai mesmo mudar de ares. Resta saber se vai apenas atravessar a 2ª Circular...

Zahovic não aceita a rescisão de contrato proposta pelo Benfica. Luis F. Vieira tentava, assim, libertar o clube de um dos atletas que aufere maior ordenado. A saída do nº 10 parece inevitável mas, para tal, o Benfica terá de propor algo mais vantajoso para o atleta que continua de olho no Oriente, de onde podem chegar propostas aliciantes.

Hoje é o dia D para Queirós, Peseiro e... Camacho. O Real Madrid acumulou, ontem, a quinta derrota consecutiva (e logo por 4-1), e a permanência do técnico luso é praticamente impossível. Na passada semana os responsáveis madrilenos diziam que hoje haveriam novidades. Ora, ao que parece essas novidades vão passar pela saída de Queirós e Peseiro (rumo ao Sporting?...), que serão muito provavelmente substituídos por Camacho. Será?

O FC Porto parte hoje para a Alemanha. Os "caçadores de sonhos" vão procurar reeditar a final de Viena, sendo que, para isso José Mourinho leva consigo 20 jogadores. Na lista de convocados há a salientar a presença de Secretário e as ausências de Marco Ferreira, César Peixoto e Mário Silva. A comitiva azul e branca parte ao início da tarde rumo a Gelsenkirchen, onde já se encontra a equipa monegasca.

Escrito por Ivo Adão às 10:54 AM | Comentários (0)

maio 21, 2004

Quem falou em rivalidade?

vmagalhaes.jpg

O Presidente do Moreirense oficializou a sua candidatura à presidência do... Vitória de Guimarães. É verdade. Para espanto de tudo e todos, Vitor Magalhães vai mesmo candidatar-se à presidência de um dos maiores rivais do clube a que preside actualmente.
Vitor Magalhães justifica da seguinte forma a sua candidatura: "É com vontade de mudar e melhorar, de servir esta grande instituição que é o Vitória de Guimarães...". O Presidente acrescenta que tudo isto surge na origem de vários pedidos de associados do Vitória de Guimarães.

Escrito por Ivo Adão às 08:17 PM | Comentários (0)

Algumas certezas e muitas dúvidas...

foto_56655.jpg

O diário espanhol Sport dá como certo o ingresso de Camacho no Real Madrid. À semelhança do que havia noticiado o As, o técnico espanhol vai ser apresentado por Florentino Pérez na próxima segunda-feira. A notícia hoje publicada no Sport enuncia ainda algumas das condições impostas por Camacho para ingressar no Real. Assim, o jornal publica o seguinte: "O presidente do Real Madrid foi obrigado a ceder em algumas questões porque Camacho foi muito duro nas suas exigências. Ele não tolerará, além do mais, qualquer interferência na formação das equipas nem deixará o presidente entrar no balneário. Tudo terá de passar por Camacho" .

Mas, se a saída de Camacho começa a afigurar-se com algo natural e inconturnável, já o regresso de Queirós e... Luís Figo ao Sporting não nos pode deixar de causar algum espanto. O diário Sport, a par do jornal português A Bola, não têm grandes dúvidas e noticiam o possível ingresso do actual técnico dos merengues no Sporting, ao qual, se seguirá um pressing encabeçado por Bettencourt no sentido de convencer Figo a voltar às origens.

Não obstante todas estas especulações, continua no ar a novela Mourinho. Desta feita, é David James que se mostra reticente em relação ao sucesso do técnico à frente do Chelsea. O The Independent, fala mesmo em divergências entre Mourinho e o milionário patrão dos londrinos, no que concerne à política de contratações para a próxima época. A vontade do treinador em levar consigo Deco, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, não agrada a Roman Abramovich. Assim sendo, à espreita continua o Liverpool que, em caso de ruptura entre Mourinho e o Chelsea, vai atacar o técnico portista - segundo o tablóide The Sun.

Escrito por Ivo Adão às 04:11 PM | Comentários (0)

Reforço

rossato

De acordo com a edição de hoje do site maisfutebol, Rossato vai ser jogador do Porto na próxima época. O passe do ala esquerdo do Nacional, que esteve em destaque nesta época, cotando-se como um dos melhores jogadores da SuperLiga, é detido em metades iguais pelo Nacional e pelos brasileiros do Marília (clube que o jogador representou). O FCPorto já terá chegado a acordo com os madeirenses e o negócio está praticamente efectuado. Rossato deverá assinar um contrato de várias temporadas, estando envolvidos no negócio outros jogadores que servirão de moeda de troca, como Serginho Baiano ou Mário Silva.
Mais um excelente reforço para os Dragões, que assim ficam com um excedente de jogadores para o lado esquerdo, sendo de prever que ainda haja saídas durante o defeso. Nuno Valente é cobiçado no estrangeiro...será ele o escolhido?

Escrito por Ricardo Bastos às 01:00 PM | Comentários (1)

maio 18, 2004

Mais Octávio

omachado.jpg

Octávio Machado ao Record, após a Final da Taça: "O que Jorge Costa fez é muito grave. Mourinho não merecia a "cagada" que ele fez, nem os seus colegas e muito menos os adeptos. Foram atitudes como esta que fizeram com que o FC Porto estivesse três anos sem ganhar títulos."

Escrito por André Viana às 05:13 PM | Comentários (3)

maio 17, 2004

Aqui não se brinca! - parte II

tacaas.jpg

O comentário do André Viana ao post relativo á chamada de Hugo V. e Moreira ao Europeu de Sub-21, que passo a citar: " eu tenho um texto escrito sobre a taça mas deixei-o em casa. publico logo à tarde... aproveitem e agradeçam também ao lucílio baptista. ah, e ao nuno! já agora, aos postes também. mas parabéns na mesma.", denota algum mau perder. Quantos jogos o Porto ganhou sem jogar bem? ...e o André falava em eficácia e ser essa a imagem de marca das grandes equipas. Pois o Benfica pelos vistos destornou uma grande equipa. Lembro-me que depois do jogo em Itália frente ao Inter, o André Viana dizia que o Benfica jogou melhor mas não marcou e de vitórias morais anda o inferno cheio...
Quanto ao Nuno não percebo o porquê dessa indignação... Aliás, segundo o futuro treinador do Chelsea, é o segundo melhor guarda redes português - confirmou-o ontem como já havia feito em Vila do Conde.
Quanto ao agradecimento aos postes, espero que não seja preciso relembrar a bola de Nuno Gomes ao ferro, nem a ideia expressa por André Viana neste blog, na qual, afirma que a sorte e a justiça não são muitas vezes compatíveis com o futebol.
E por fim vem o "Sr Farsa", ou Lucílio Baptista, como queiram. Gostava que o André Viana me ilucidasse dos erros grosseiros do árbitro na partida de ontem... em prejuizo do Porto, porque a favor dos pseudo-campeões europeus eu posso enumerá-las: entrada para vermelho sobre o Tiago na primeira parte; agressão de Maniche a Fernando Aguiar; agressão de Nuno Valente a Geovanni; falta inexistente que resulta no primeiro golo... querem mais?
Saber ganhar é muito bonito, mas saber perder é ainda melhor...

Escrito por Ivo Adão às 07:03 PM | Comentários (5)

maio 13, 2004

Coisa feia, a inveja

omachado.jpg

É melhor não entrar em muitos comentários porque me podia fugir a boca para a verdade e não estou com grande vontade para voltar a criticar Octávio Machado. Como tal, vou limitar-me a transcrever as frases proferidas pelo Palmelão a um trabalho sobre José Mourinho assinado por Joel Neto para a Grande Reportagem de 8 de Maio de 2004.

"Mourinho foi burro. Só teve um primeiro ano frustrante porque não prosseguiu logo com a limpeza de balneário que eu começara. Podia ter sido campeão logo no primeiro ano, mas recuperou vários atletas que eu tinha afastado (Rubens Júnior, Nelson...) e até pôs o Pavlin a marcar penalties, só para tentar provar que eu não tinha razão em nada. (...) Havia um excessivo peso institucional dos empresários, uma fragilidade enorme da parte do presidente e um balneário viciado. E a limpeza que eu comecei serviu bem a Mourinho. (...) Como técnico, respeito Mourinho. Não acho que ele tenha trazido alguma coisa de novo, pois não é a primeira vez que o FCP chega ao mais alto nível na Liga dos Campeões. Mas é verdade que soube aproveitar as oportunidades. (...) Nunca Pinto da Costa, quando era um homem decente, teria aceite ser o número dois de um treinador. (...) Pago para ver. Pinto da Costa está refém dele. Ainda bem, porque nunca é tarde para aprender."

Escrito por André Viana às 03:35 PM | Comentários (8)

maio 12, 2004

Rumo ao Jamor

wlbaptista.jpg

A final da Taça de Portugal, que se disputa no próximo Domingo, já mexe.
Já é conhecido o nome do árbitro para o encontro do Jamor: Lucílio Baptista.
Não é de estranhar, já que Lucílio é considerado o melhor árbitro português da actualidade. Uma escolha de topo para um jogo entre os "clubes de topo" nacionais.
Acima de tudo, vai ser um bom teste para o juíz português, tendo em vista o Europeu de Futebol do próximo mês. Ainda para mais, sabendo-se que Lucílio vai ser o "nosso" homem do apito no Euro.

Escrito por Ricardo Bastos às 01:36 PM | Comentários (0)

O adeus

Pimenta.jpg

O Vitória de Guimarães já não tem Pimenta!
António Pimenta Machado, que até ontem era o mais antigo presidente de um clube da península ibérica, demitiu-se do cargo de presidente do Vitória. Em rota de colisão com os órgãos sociais do clube, Pimenta reuniu-se ontem com membros da direcção, tendo no final da reunião anunciado a sua saída.
De acordo com o histórico ex-presidente do Vitória, a posição já estava tomada desde 26 de Março, mas Pimenta Machado optou por esperar pelo desfecho da SuperLiga para tornar pública a decisão.
A demissão até era esperada, sobretudo tendo em conta a péssima época efectuada pelo clube da cidade berço, que deixou os adeptos "à beira de um ataque de nervos".
Chega assim ao fim a carreira (futebolística) de uma das figuras mais marcantes do desporto rei em Portugal. Para a história ficam frases como esta: "No futebol o que hoje é verdade, amanhã é mentira"... e mais nada!

Escrito por Ricardo Bastos às 01:08 PM | Comentários (0)

maio 11, 2004

Breves

_38512923_wadsworth150_220.jpg

Mick Wadsworth (na foto) é o novo manager do Beira-Mar. É verdade, o Beira-Mar tem agora um manager, ao bom estilo inglês, que já confirmou a sua vinda para o clube aveirense. Wadsworth recolheu informações junto de Bobby Robson e optou pela vinda para o nosso país para "iniciar uma nova etapa na carreira".
A acompanhar Wadsworth vai estar José Alberto Costa, antigo técnico do Varzim, que assume o cargo de treinador adjunto. O técnico inglês vai ser apresentado amanhã, para começar a trabalhar no dia seguinte, altura em que a equipa volta aos treinos.

Luís Filipe Vieira, em entrevista ontem à Antena1, afirmou que "Camacho só troca o Benfica pelo Real". No entanto, foi já em jeito de despedida que o presidente do Benfica teceu rasgados elogios ao (ainda) técnico encarnado. Parece que o apelo de Madrid é cada vez mais forte, ainda que, para Vieira, Camacho seja o treinador ideal para o Benfica: "se Camacho quiser ficar, facilmente chegaremos a acordo, mas sei que é o homem desejado para treinar aquela equipa (Real Madrid)".
Ainda assim, parece cada vez mais provável a saída do técnico espanhol da Luz. A ver vamos...

A "limpeza de balneário" já começou no Boavista. Mário Loja foi dispensado, Pedrosa e Rui Óscar, em fim de contrato, têm de procurar clube. Também Duda e Pedro Santos parecem estar de saída do Bessa que vive dias agitados, sobretudo após a decisão de Jaime Pacheco de remodelar o plantel do clube. É que Pacheco quer "carros novos" para a próxima época! A revisão já começou...

Escrito por Ricardo Bastos às 12:00 PM | Comentários (0)

maio 10, 2004

Desinformação

À medida que o FC Porto vai somando êxitos, anda por aí muito director e jornalista à procura de notícias mais alegres, do ponto de vista destes claro está! Exemplo disso é o Record, que continua a sua caminhada de exaltação daquilo que vem do sul e que tem engolido muitos sapos à custa das vitórias do finalista da Liga dos Campeões. Mas mão que dá também tira e há que desvirtuar um pouco este cenário azul e branco.
Assim acontece com uma página que o diário desportivo publica e que apresenta a lista dos “roubos” de arbitragem desta Superliga e disponibiliza uma tabela classificativa que “repõe” os pontos que os árbitros têm oferecido ou retirado às várias formações do nosso campeonato. Tudo isto é baseado nas análises que o Record foi fazendo ao longo desta temporada que agora finda.

Confesso-me chocado pela publicação desportiva mais lida em Portugal cair no facilitismo, no falacioso, na mentira. E tudo isto merece uma página, de índole completamente incendiária e que vem pôr em causa a verdade desportiva, substituindo-a pela verdade sempre subjectiva dos jornalistas do Record.
Pois bem, essa análise quer eliminar o factor humano do jogo de futebol mas introdu-lo nesta ridícula classificação, que esquece algumas ocorrências e inclui outras de cariz altamente duvidoso. É como dá mais jeito!
Para mais, esta rubrica incorre em erros absolutamente risíveis! Parte, por exemplo, do princípio de que uma grande penalidade seria obrigatoriamente convertida, pelo que o não assinalar de uma infracção máxima corresponde a um golo roubado. É isto a que o Record apelida, nessa mesma página, de “Superliga da verdade”? Qual verdade? A verdade do Record? Essa dispenso eu bem, até porque nunca me fiei em bíblias e coisas do género, que é no que a publicação dirigida por Alexandre Pais se quer transformar.
Na “Superliga da verdade” o Benfica seria campeão, porque foi prejudicado em Leiria e nunca foi beneficiado. Ao contrário do FC Porto, que não merecia os 3 pontos que conquistou em 3 desafios. Assim sendo, os encarnados teriam mais 2 pontos que os portistas, pelo que este campeonato é uma grande mentira, sugerindo eu que o Record instituísse um troféu e o oferecesse ao Benfica, verdadeiro campeão de 2003/2004. É claro que o diário esquece o agarrão de Argel a Jorge Costa no Benfica – FC Porto, que daria grande penalidade e, seguindo a lógica do Record, golo.
Ridículo como se perde uma página com conteúdos falaciosos, que nada acrescentam e que espelham o pretensiosismo da publicação e a campanha promovida para descredibilizar quem é, de facto, melhor. É o negligenciar da vertente humana do futebol, pelo que não me espantará se algum dia se contabilizarem os golos desperdiçados, as defesas impossíveis e os frangos dos guarda-redes. É esta a verdade que queremos para o futebol? A verdade dos “ses”? Eu não…

Escrito por André Viana às 10:04 AM | Comentários (0)

maio 06, 2004

O desejado

id=1793558.jpg

De acordo com uma sondagem efectuada pela imprensa espanhola, José António Camacho, actual treinador do Benfica, é o técnico que os adeptos do Real Madrid gostariam de ver aos comandos do clube.
Apesar de ainda não estar oficialmente confirmada, a saída de Carlos Queiroz de Madrid é quase certa e a lista com nomes de possíveis sucessores não para de aumentar.
Nesta sondagem também existem nomes portugueses. José Mourinho, pois claro, ficou no terceiro lugar, mas para os especialistas é muito improvável que a um treinador português suceda um treinador...português.
Assim sendo, parece que Camacho reúne todos os requisitos para treinar o Real, ainda para mais sendo espanhol. Esperamos para ver...

Escrito por Ricardo Bastos às 05:51 PM | Comentários (0)

Vais regressar a casa João?

pinot_140602_reu.jpg

O record avança hoje com a possibilidade de João Vieira Pinto voltar à Luz. O jornal fala mesmo em pressão sobre os dirigentes encarnados, para que o atleta volte a vestir de encarnado. A proximidade de José Veiga com a SAD liderada por Luis Filipe Vieira pode, inclusive, facilitar todo o processo.
Não obstante tudo o que referi, falta tentar perceber três coisas fundamentais: até que ponto João Pinto desejará voltar à Luz depois de tudo o que aconteceu? ; é um jogador com as características do João Pinto uma prioridade para os da Luz neste momento? ; será que os sócios vão aceitar de bom grado o regresso de um jogador que, apesar das circunstãncias, trocou o Benfica pelo rival de sempre?... Estas são as questões que devem ser feitas.
Contudo, não me parece viável o regresso do João Pinto à Luz, isto apesar de saber que a sua experiência no estrangeiro não lhe deixou grandes recordações.

Escrito por Ivo Adão às 05:17 PM | Comentários (0)

maio 03, 2004

Indignação Minhota

estadio.jpg

No site do Vitória de Guimarães é bem visível a indignação dos responsáveis do clube, face à decisão hoje tomada pela Comissão Disciplinar da Liga. O jogo frente ao Sporting, respectivo á última jornada da Superliga, vai ser realizado à porta fechada. Isto devido ao comportamento dos adeptos vimaraneses na Mata Real. Tal comportamento, aliado ao que ontem se passou em Alvalade, não terá favorecido um possível recuo na decisão tomada pelo órgão da Liga de Clubes...

Escrito por Ivo Adão às 05:50 PM | Comentários (0)

maio 01, 2004

Luto em Ovar

Ovarense.gif

O Presidente da Ovarense que disputa actualmente a Liga de Honra, faleceu ontem num acidente de viação. José Eduardo Oliveira, de 52 anos, presidia ao clube desde a época 1995/96.
O momento fatídico para o empresário sucedeu junto a Almodôvar, sendo que, o Presidente e sua família se dirigiam para Portimão onde iriam assistir ao jogo da Ovarense frente à equipa local.

Escrito por Ivo Adão às 04:54 PM | Comentários (0)

abril 30, 2004

Conclusões preocupantes

ddd.jpg

Um estudo da Deloitte & Touche em parceria com o jornal "A Bola", relativo à época de 2002/03, dá a conhecer a pouca saúde financeira dos clubes portugueses. Nas conclusões, esta tarde, apresentadas, no Porto, podemos ainda perceber que, no que concerne aos três grandes, o Sporting é o clube com piores resultados, sendo porém, o único a aumentar o capital da sua SAD. Comparativamente ao ano anterior, as dívidas dos clubes também aumentaram, enquanto que a quebra das receitas rondou os 9%.
Se arriscarmos uma comparação com a Liga Inglesa os reslutados apresentam-se como desastrosos. A receita global da Superliga corresponde a 11% das geradas na Premier League.
Conheça a seguir as restantes conclusões...

Resultados do estudo:

Receitas da Superliga: 198,4 milhões de euros ( menos 20,2 milhões se compararmos com a época anterior)

Clubes:O FC Porto foi o clube que gerou mais receitas (54,4 milhões de euros), seguindo-se o Benfica (41,5), o Sporting (27,3) e o Boavista (14,4)

Assistência média na Superliga: 6.137, menos 9,3 por cento que na época 2001/02, enquanto na Liga de Honra não atingiu os mil.

Escrito por Ivo Adão às 01:12 AM | Comentários (0)

abril 23, 2004

Rui Jorge revoltado

rjorgec.jpg

O destino tem destas coisas e, às portas de mais uma grande competição, há novamente um atleta luso apanhado nas malhas do doping. Apesar deste caso ter pouco em comum com aquilo que se passou com Kennedy em 2002, esta não deixa de ser uma situação incomodativa para os responsáveis federativos.
O lateral esquerdo incorre numa pena que pode chegar aos 2 anos de suspensão. Tudo isto depois de um controlo anti-doping positivo, em Fevereiro, após o jogo frente ao Moreirense. Na origem da situação pode ter estado um spray usado pelo lateral, que contém substancias proibidas por lei em atletas de alta competição.
O spray nasal usado por Rui Jorge é permitido, desde que, seja feita uma notificação nesse sentido. E a falha esteve precisamente aí, sendo que, Gomes Pereira já admitiu o erro dos responsáveis leoninos. Os especialistas na matéria também já adiantaram que a substância em causa não provoca alterações ao nível do rendimento do atleta.
Os dirigentes do Sporting não colocam sequer a hipótese de uma possível suspensão, e Rui Jorge mostra-se mesmo revoltado com toda a situação. A ver vamos se o atleta vai mesmo ser suspenso (algo que punha em risco a sua participação no Euro 2004).
Relembro que a 8 de Abril o Quarto-Árbitro noticiava a existência de casos de doping detactados pelo CNAD em 2004.

Escrito por Ivo Adão às 08:02 PM | Comentários (0)

Injusto

184465.jpg

A arbitragem do Porto-Corunha foi demasiado má, tendo em conta a dimensão da partida. As duas equipas tinham, no final, razões de queixa de Markus Merk. André Viana dizia na sua crónica que o alemão "Expulsou Jorge Andrade de forma ridícula mas passou o restante tempo a penalizar o FC Porto". Não querendo ser tão radical, e pondo de parte as paixões clubísticas, diria que ao germânico faltou classe e... bom senso. Apesar de concordar, em parte, com as declarações de Scolari que defendeu Merk, na medida em que, os árbitros estão em campo para arbitrar e não para admitir brincadeiras entre amigos, acreditava que a UEFA pudesse dar um passo atrás e não castigar o exemplar atleta luso.
Contudo, isso não aconteceu e Jorge Andrade foi mesmo suspenso por um jogo, não marcando presença na 2ª mão da meia final frente ao Porto. É pena...

Escrito por Ivo Adão às 07:34 PM | Comentários (0)

abril 22, 2004

Palhaçada Mediática II

merk.jpg

João Sanches assina o comentário da secção Sporting do jornal OJogo. Já sabia da nossa tendência para aceitar o que vem de fora, por muito mau que possa ser. Não estava era preparado para ler a página 12 da edição de hoje do jornal desportivo. Diz João Sanches: "Errar é humano. Problemático é quando se erra sistematicamente para um dos lados, seja por que motivos for, criando-se de forma automática cenários intrincados e especulativos. A arbitragem do alemão Markus Merk no FC Porto-Corunha esteve longe de ser exemplar e prejudicou ambas as equipas, mas pelo menos pareceu honesta. É essa a diferença."
Invertendo a lógica da "mulher de César", aos árbitros e jornalistas não lhes basta parecer sérios (e já agora honestos)! É preciso que o sejam, de facto. Markus Merk esteve longe de o ser, com claro prejuízo para os portistas. João Sanches também não o foi, para seu próprio prejuízo e para prejuízo da classe jornalística nacional.

Escrito por André Viana às 02:26 PM | Comentários (0)

Palhaça Mediática I

bolaerecord.jpg

Será preciso dizer muito mais? Na ressaca de um FC Porto - Deportivo, os dois maiores diários desportivos nacionais optam pelo cinzentismo, pelo negativismo, pelo diz que disse. Afinal de contas, ter uma equipa portuguesa nas meias-finais da maior prova mundial de clubes é altamente vulgar!

Escrito por André Viana às 12:25 PM | Comentários (0)

abril 21, 2004

Suspeitas confirmam-se

ddda.jpg

Na entrevista concedida ao Quarto-Arbitro, António Sousa falou com alguma prudência acerca do seu futuro. Na altura, o técnico sublinhou o carinho que nutre pela massa associativa do Beira-Mar, mas não fechou a porta a uma possível saída. Passadas algumas semanas, o sanjoanense anuncia a sua não permanência no clube auri-negro. O treinador reveste o seu discurso com um enorme manto de cautela e respeito pelos sócios, apesar de ser notória a falta de entendimento com Mano Nunes. Neste momento, o treinador que dedicou quase uma década ao clube aveirense e o seu Presidente, estão a caminhar em sentidos opostos, sendo certo, que o futuro de António Sousa não passa por Aveiro.
Ao Quarto-Arbitro, Sousa falou em alguns dos motivos que podiam ter estado na base do decréscimo de produção da sua equipa na segunda volta da Superliga, contudo, fala agora de mais motivos que prefere não revelar...
Depois de um inicio de temporada prometedor, o Beira-Mar acaba a época a meio da tabela, com problemas no novo Estádio e... sem treinador para 2004/05. É pena...


Escrito por Ivo Adão às 01:48 PM | Comentários (0)

abril 20, 2004

Operação “Apito Dourado”

valent

Tal como já foi noticiado aqui, está em marcha a “Operação Apito Dourado”, investigação da Polícia Judiciária, junto de alguns intervenientes do futebol português.
À cabeça está o Major Valentim Loureiro, presidente da Liga de Clubes de Futebol (e da Câmara de Gondomar, e administrador do Metro do Porto, e...), que foi detido para interrogatório, juntamente com outros 15 suspeitos do crime de tráfico de influências na arbitragem.

16 pessoas, entre dirigentes desportivos e árbitros de futebol, foram detidas pela PJ por serem suspeitos de “crimes de falsificação de documentos, corrupção no fenómeno desportivo e tráfico de influências”.
As investigações abrangeram todo o país (de Bragança a Setúbal, sobretudo na zona Norte), envolvendo rusgas policiais (à sede da FPF e às instalações do SC Braga e da Naval 1º de Maio) e interrogatórios a cerca de 60 indivíduos.
Estas investigações incidem principalmente em jogos da 2ª Divisão B (liderada pelo SC Gondomar, clube da cidade presidida por Valentim Loureiro) e em algumas equipas da 2ª Liga. No entanto, fontes próximas da PJ adiantam que este é apenas o início da investigação, que se extenderá a outros clubes e à principal Liga do futebol nacional.
A apreensão tomou conta do (já muito sombrio) futebol português, e algumas personalidades mostraram-se muito cautelosas nos comentários à situação. O Primeiro Ministro preferiu não comentar, tal como a Ministra da Justiça, e Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, mostrou-se surpreendido com o decorrer das investigações. Também José Lello (conhecido adepto boavisteiro) confessou estra surpreendido, mas afirmou que as investigações são “um sinal positivo para a transparência no futebol português”.
Em causa está a imagem do país,e do futebol português, quando estamos a pouco mais de dois meses do início do Euro2004, que decorrerá no nosso país já a partir de Junho.

Escrito por Ricardo Bastos às 06:45 PM | Comentários (0)

Valentim Loureiro foi detido

GondomarP.gif

A TVI noticiou esta manhã a detenção do Major Valentim Loureiro, por alegado envolvimento em tráfico de influências na arbitragem. O Presidente da Liga terá sido detido juntamente com mais 15 pessoas entre as quais Pinto de Sousa.
Esta é uma investigação da PJ iniciada há cerca de um ano.

Escrito por Ivo Adão às 12:44 PM | Comentários (4)

abril 12, 2004

Cuidado Scolari...

imagessss.jpg

Não há muito tempo deixei expresso, no quarto-arbitro, o meu espanto para com a postura de determinados elementos da equipa técnica do Futebol Clube do Porto em relação à selecção nacional. Vejo-me agora forçado a voltar a esse assunto, na medida em que, continuo a achar incorrecta a pressão exercida sobre o mau da fita (Scolari entenda-se).
Desta feita, foi José Mourinho que, sem correr o risco de ser demasiado directo, lá foi deixando patente a sua preocupação com as possíveis chamadas de Scolari para o jogo frente à Suécia. Como quem não quer a coisa, o treinador portista diz que "É ao seleccionador que compete decidir o que será mais importante, se um jogo particular ou a participação de uma equipa portuguesa na meia-final da mais importante prova de clubes, como é a Liga dos Campeões". Ora, eu sei o que isto é, mas só não o vou dizer porque me arrisco a ser, mais uma vez, bombardeado... portanto limito-me a deixar expressa a "preocupação" do técnico, remetendo para os leitores a liberdade de fazerem o juizo critico destas afirmações.
Contudo, deixo-vos uma dica, ou talvez duas: o jogo frente à Suécia vai ser um dos últimos antes do Campeonato da Europa; o jogo realiza-se no dia 28 de Abril, sendo que, o Porto com o Corunha será apenas a 4 de Maio... Ah, e já agora, posso dizer-vos que Scolari rejeitou hoje os pedidos de PSG e Manchester United para a libertação de Pauleta e Ronaldo dos compromissos nacionais. E mais não digo...

Escrito por Ivo Adão às 04:47 PM | Comentários (4)

abril 08, 2004

Doping no futebol português

doping.jpg

Entre 2 de Janeiro e 5 de Abril, foram detectados quatro casos de doping no desporto nacional. Três deles dizem respeito ao futebol, enquanto um quarto caso está ligado ao basquetebol nacional. Quem o diz é o CNAD (Conselho Nacional Anti Dopagem), que divulgou hoje estas conclusões... preocupantes!
Cabe agora às respectivas federações divulgar, (ou não), o nome dos atletas envolvidos.

Escrito por Ivo Adão às 06:37 PM | Comentários (0)

abril 04, 2004

Eles são maus Vítor!

baia.jpg

O quarto-arbitro, ainda não conta com a crónica do jogo entre o Gil Vicente e o Futebol Clube do Porto, contudo, há algo que não vai (certamente) constar nessa crónica e que, para o bem de Vitor Baía, merece ser mencionado.
No final da partida, o guarda redes não compareceu na zona do flash- interview para o habitual comentário à partida. Muitos terão pensado que a atitude de Baía era uma consequência directa da sua má actuação em Guimarães... mas pode não ter sido bem isso. Isto porque no final do encontro as imagens da sport TV mostram o internacional português a ser interpelado pelo "Sr. Assessor" do clube portista. Antero Henrique agarrou Baía, sendo que, a linguagem gestual que se seguiu não deixa grande margem para dúvidas. O 99 portista, pode ter sido aconselhado a não comparecer na entrevista e vai por isso sujeitar-se a uma multa (tal como vem acontecendo com Camacho do Benfica). Mas, acima de tudo, é importante percebermos que o assessor do Porto com esta sua atitude acabou por denegrir a imagem de um profissional exemplar como Baía. É verdade, que a noite de Guimarães não foi feliz ( e talvez servido para abrir as mentes mais fechadas que criticaram Ricardo após o jogo com a Itália, fazendo-as perceber que todos erram...), mas o guarda-redes ia com toda a certeza ao local reservado ao flash interview não fosse o "conselho" do Sr Antero. Vida de assessor...

Escrito por Ivo Adão às 04:39 PM | Comentários (0)

abril 02, 2004

Aqui não se brinca!

logofederacao.gif

O Ivo Adão não gosta do FC Porto nem do staff do FC Porto. Acho normal! O Ivo Adão está habituado à incompetência e à falta de profissonalismo de equipas directivas e técnicas que não valorizam e não salvaguardam os seus. Acho menos normal! O Ivo Adão não sabe reconhecer os princípios que, feliz ou infelizmente, têm de nortear o trabalho de quem está por detrás dos clubes de futebol. O Ivo Adão é apologista do politicamente correcto e do "come e cala". Não acho, de todo, normal!

Ninguém do FC Porto quer "impedir os seus "meninos" de serem solicitados para representar o País ao mais alto nível". Longe disso! Quem esteve atento às declarações de Pinto da Costa à SIC só pode ter percebido que tal não é a vontade do clube. Com efeito, o que se defende é que há poucos jogadores do FC Porto na selecção nacional. O que se defende é que os automatismos e a qualidade exibida pelo campeão nacional deviam ser a base da nossa selecção e o veículo que a conduziria ao sucesso. Não é isso que acontece.
O FC Porto tem, constantemente, 8 ou 9 potenciais seleccionáveis nas suas formações titulares. O FC Porto é, digo-o sem falsas modéstias ou prudências, bi-campeão nacional, vencedor e finalista (pelo menos finalista) da Taça de Portugal, detentor da Taça UEFA e da Supertaça Cândido de Oliveira, finalista da Supertaça Europeia e está com um pé nas meias da Champions. É pouco, acreditará Scolari!
O FC Porto passeia classe dentro e fora de portas mas o seleccionador nacional parece fechar os olhos. Nunca se digna a percorrer mais de 200 quilómetros para ver um jogo de futebol e só o vemos em jogos de segunda categoria, quando se exigia a sua presença em desafios como um Porto - Manchester ou um Manchester - Porto. É assim que se faz sentir a um jogador que ele está a ser observado? É assim que se diz "presente" a um jogador que precisa de ter em quem o comanda o seu maior admirador e o maior conhecedor das suas qualidades e defeitos, tanto profissionais quanto humanas? Tenho as minhas dúvidas.
"A organização na selecção é má"! Mas alguém tem dúvidas disso? Mas alguém pode admitir que um jogador coma a relva que Figo, Rui Costa e demais vedetas se recusam a pisar? Deu pena ver Costinha jogar na quarta. Deu pena ver até que ponto o esforço de um atleta pode ser desrespeitado por colegas de selecção e até que ponto um treinador consegue ser casmurro e cego perante realidades que saltam à vista.
A selecção não rende e Scolari não sabe dizer porquê! O futebol de ataque é confrangedor e inexistente, perante discursos megalómanos que continuam a traçar as meias-finais como objectivo. Pelo que se viu até agora, essa meta é, sejamos simpáticos, uma miragem.
O Ivo Adão tem uma percepção errada do ponto de vista portista e não percebeu como natural a preocupação dos responsáveis azuis e brancos. Numa fase crítica da época, Scolari escusou-se a poupar um jogador fundamental na manobra portista, altamente utilizado e, aqui e ali, fustigado por lesões. O Ivo Adão não percebeu como natural a preocupação face à abusiva utilização de um jogador que actuou domingo, actuou quarta e tem compromissos marcados para sábado, quarta, domingo, novamente quarta e novamente domingo. Pelo menos...
O Ivo Adão terá compreendido as saídas de Figo e de Rui Costa (o banco do Milan é cansativo) e também terá entendido (diga-me porquê) a ausência de empenho e de rendimento sempre que estes atletas jogam por Portugal. Mais: o Ivo Adão concordará com a politicamente correcta opção pelo "não comento" e pelo "não falo de jogadores que não estão cá". Que bela fuga!
Scolari está munido de plenos poderes, concedidos por alguém que já deixou o barco afundar anteriormente e que insistiu permanecer no lugar - culpando quem menos culpas tinha. O seleccionador foge, deste modo, às explicações sobre as ausências de Vítor Baía e Maniche, sobre a diminuta utilização de Ricardo Carvalho, sobre as opções por atletas que não rendem.
O FC Porto, esse, está habituado a competência e a profissionalismo e não admite, nem pode, que se brinque com o clube ou com os portugueses. Porque é isso que tem acontecido. Mais: o FC Porto é o primeiro a defender os seus interesses e o primeiro a denunciar aspectos que o atingem e lhe dizem respeito. Bem sei, caro Ivo, que isso não vem acontecendo no seu clube mas não estranhe que aconteça no FC Porto, com os resultados que se conhecem. Como adepto do clube, só posso exigir que os profissionais dos dragões coloquem a nossa equipa à frente de tudo e que defendam os nossos jogadores até à morte. Tem sido essa a chave do nosso sucesso. Quanto à ironia, constato que é um recurso estilístico que não domina, uma vez que os votos de André eram sinceros.

Para ti Ivo, porque nos ligam laços bem maiores do que os do futebol, vai um grande abraço. Desculpa estas linhas mas tinha de comentar aquilo que considerei ser uma injustiça, as tuas palavras.

Escrito por André Viana às 04:26 PM | Comentários (4)

Não cansem os nossos meninos!

getimage.jpg

É verdade que a nossa selecção não está a jogar bom futebol, é verdade que Scolari terá, por ventura, mais inimigos do que aliados em Portugal, é verdade que a chamada de Bruno Vale foi como uma espinha cravada na garganta azul e branca, é verdade que há muita gente a pedir a cabeça do seleccionador ainda antes do Euro, mas representar a equipa de todos nós não deveria ser um orgulho para qualquer jogador ou equipa técnica que trabalha com ele diariamente? Parece que não...

Que existe muita gente a valorizar mais uma vitória do clube do que da selecção eu já sabia. o que eu não sabia era que também os profissionais iam ter esse discurso clubo-narcisista (perdoem-me a expressão). A equipa técnica do Porto há muito que vai denotando uma certa azia pela postura de Scolari, contudo, ao considerar a sua equipa a melhor da Europa (e talvez do Mundo) o Sr André, (possivelmente telecomandado por um qualquer superior), não pode impedir os seus "meninos" de serem solicitados para representar o País ao mais alto nível.
As declarações do Adjunto de Mourinho - que passo a citar: "...os jogadores do FC Porto cansam-se mais quando actuam pela Selecção do que pelo clube. Em Braga, por exemplo, viu-se o Costinha correr tanto, tanto, que até dava pena. E jogou 90 minutos. Numa equipa que é organizada, onde correm todos para o mesmo, trabalham todos para o mesmo, os jogadores cansam-se muito menos do que quando jogam na selecção, onde a organização não é boa. Lá, os jogadores arrastam-se e correm um para cada lado. O Costinha correu por ele e pelos outros."- denotam uma enorme falta de respeito pelo atleta, e pelo corpo técnico da selecção. Vindo de quem vem não é de admirar, contudo, esperava mais prudência por parte de quem envia os elementos do Futebol Clube do Porto para a sala de imprensa.
O que André fez foi colocar os interesses do seu clube acima dos da selecção, e se isso é admissível num adepto, deixa de o ser num profissional. Apesar do FCPorto estar - com todo o mérito - a lutar em todas as frentes, não pode nem deve impedir os jogadores de darem o máximo na selecção, na qual, certamente têm orgulho em jogar.
Quanto à pena demonstrada pelo adjunto em relação ao "sofrimento" de Costinha, basta remeter o leitor para o ritmo a que a partida frente à Itália se realizou. Se os jogadores (incluindo Costinha) tivessem corrido o que deviam, haveriam certamente... menos ais.
A terminar a sua intervenção, André não se esqueceu da sua inconveniente ironia e disse acreditar na vitória da selecção. Agora, se me permitem, é a minha vez de ter pena... desta falta de ética e profissionalismo.

Escrito por Ivo Adão às 03:44 PM | Comentários (2)

abril 01, 2004

Cheira a Sporting

camacho.jpg

Na fase quente da época, quase todos os dias se ouviam declarações, vindos do lado leonino, que reclamavam melhor futebol e que indicavam para um fraquejar do plantel azul e branco. Resultado: quem caiu foi o Sporting.
No passado domingo, Camacho saiu-se com discurso semelhante. "O Sporting está a fraquejar", disse. Ou seja, os leões vão ser segundos classificados.

Escrito por André Viana às 03:29 PM | Comentários (0)

março 22, 2004

Benfica defronta Interviu na final da UEFA Cup

fut.jpg

Já é conhecido o adversário do Benfica na final da UEFA Cup, em futsal. Depois de terem despachado adversários como o Charleroi e o Split, os encarnados vão agora medir forças com os espanhóis do Interviu, que venceram o grupo A, disputado em Madrid.
O troféu maior do futsal europeu é decidido a duas mãos, marcadas para 24 de Abril e 1 de Maio. O Benfica disputa o jogo decisivo no seu pavilhão.

Escrito por André Viana às 10:56 AM | Comentários (0)

março 18, 2004

Pimenta na língua

pimenta2.jpg

Muito se tem dito e escrito sobre a crise no Vitória de Guimarães. O clube traçou como meta o apuramento para as competições europeias, na ressaca de um quarto lugar meritório alcançado em 2002/2003. O Vitória tinha bons jogadores, um treinador jovem mas capaz, jogava bom futebol e irradiava talento.

As aspirações para esta época eram, assim, legítimas. Isto ao olhar do espectador comum. A espinha-dorsal da época transacta mantinha-se, apenas se registando a saída do influente médio Pedro Mendes, para o FC Porto. As contratações de nomes como João Tomás e Afonso Martins reforçavam as crenças numa boa época.
A situação financeira não era a ideal, até porque a construção e disputa da posse do novo estádio colocavam alguns problemas. Nada que preocupasse, até porque o Vitória beneficiaria de um factor de que nunca dispôs em 2002/2003: o factor casa.
Infelizmente para o plantel, equipa técnica e massa associativa, a carreira dos minhotos não corria de feição. Apesar de ter vencido o primeiro desafio, o Guimarães provou o insucesso nas jornadas seguintes, não logrando atingir a parte da tabela a que se propunha. Perante um presidente impaciente, os vimaranenses acabaram por trocar cavalo por burro. O futebol é ingrato mas o trabalho de Inácio mereceria outros créditos e outra ponderação na hora de traçar o futuro de um clube que continuava a ter tudo para triunfar.
Jesus não conseguiu dar aquilo que faltava ao Vitória. Muito pelo contrário. A instabilidade classificativa impedia o sonho europeu e começava a traçar nova meta: a manutenção.
Os resultados escasseiam, entre notícias de salários em atraso, contas complicadas, descalabro financeiro. São oito as finais que os vimaranenses têm para disputar; o barco esteve para afundar em 2001/2002 mas o Vitória sobreviveu. Ninguém pode garantir que o mesmo aconteça esta temporada.
Empresários da zona dizem-se dispostos a investir no clube assim que Pimenta saia. Tanto quanto se sabe, a situação é aflitiva, pelo que um presidente menos agarrado teria o bom senso de deixar o leme a outro. Não é o caso de Pimenta Machado, presidente do clube há mais de 20 anos. Os hábitos são dificéis de mudar.
A própria direcção pede a saída de Pimenta, invocando mau estar no seio do clube. Consta que não há uma reunião desde Junho de 2003; melhor: tem havia reuniões, mas só à mesa do jantar. A juntar a tudo isto, o episódio Toni em nada abona a favor da sanidade mental do presidente "vitalício" dos minhotos.
A ver vamos se o Vitória e Pimenta Machado se safam...

Escrito por André Viana às 06:46 PM | Comentários (0)

O Jamor é um lugar estranho

jamor.jpg

Em semana de Taça de Portugal, muito se tem falado da final. A tradicional final do Jamor! FC Porto e Benfica concretizaram o sonho de marcar presença na festa do futebol português, o que significa a repetição de uma final que não se joga desde 1985. Mas o Jamor é um lugar estranho!

Em 1996, Benfica e Sporting conseguiram chegar à final da Taça de Portugal. Os benfiquistas acabaram por vencer, naquele que é o seu último grande troféu. Infelizmente, o dia ficou marcado por acontecimentos alheios aos golos e à festa que se quer que a Taça represente.
Um adepto sportinguista faleceu, na sequência do lançamento de um very-light. A arma mortal veio da bancada oposta, onde se encontravam os adeptos e as claques do Benfica.
O Jamor não tem condições e cheira a fascismo. Com a construção ou remodelação de 10 estádios, está, pois, na hora de dizer adeus ao velho palco. Razões?! Melhores condições, melhores acessos, melhores infra-estruturas para quem joga e para quem assiste.
Os balneários do Estádio Nacional não satisfazem, o que não é de agora. As vias para se chegar ao recinto congestionam seis horas antes do encontro; os adeptos não vêem garantidas as condições mínimas para quem paga para ver a bola. Num estilo que lembra os últimos dias dos festivais de Verão, os mijatórios (foi a melhor palavra que encontrei, embora não descreva a realidade) tornam-se num monstro a evitar!
Depois, a eterna questão da segurança, que é diminuta. Circular entre bancadas é fácil, a polícia tem dificuldade em controlar os cavalos (que ajudam ao bom ambiente e premeiam as pegadas mais desprevenidas), a ordem do caos impera.
O Jamor não tem condições para a festa da Taça, principalmente se os intervenientes tiverem o historial de rivalidade de FC Porto e Benfica. Pinto da Costa já o disse mas nem era preciso. Toda a gente sabe! Até os encarnados, que lá jogaram o final de 2002/2003 e o início da corrente temporada.
Cabe à Federação revelar o mínimo bom senso e marcar a partida para um dos novos palcos. Coimbra fica a meio caminho entre Porto e Lisboa. Porque não?

Escrito por André Viana às 03:27 PM | Comentários (0)

Benfica entra a ganhar na UEFA Cup

andre.jpg

O Benfica venceu os italianos do Prato por 5-2, em partida a contar para a segunda ronda de qualificação da UEFA Cup em futsal. Insiridos no grupo B da prova, juntamente com o Prato, o MNK Split (da Croácia) e o Charleroi (da Bélgica), os encarnados procuram a qualificação para as finais da Champions League do futsal, a decorrer entre 24 de Abril e 1 de Maio.
A jogar em casa, no novíssimo Pavilhão da Luz, o Benfica esteve por duas vezes em desvantagem mas conseguiu dar a volta ao texto, acabando por vencer por uma margem folgada. André Lima, capitão dos encarnados, foi a grande figura do encontro, ao apontar dois golos.
O Benfica volta a jogar já hoje, frente ao Split. O confronto com o Charleroi está marcado para dia 20 (sábado). O grupo A desta segunda fase da competição é composto pelas formações do Castéllon, do West Stars, do Interviù e do InterKrAZ.

Escrito por André Viana às 11:41 AM | Comentários (0)

março 17, 2004

Vitória(s) à deriva...

publiconet.jpg

Contra factos o Vitória de Guimarães tenta encontrar argumentos. No início da temporada poucos acreditariam que os minhotos estariam nesta altura a lutar contra a despromoção. À 26ª jornada a turma comandada por Jorge Jesus (pelo menos para já...) ocupa a 17ª posição da tabela com 21 pontos contabilizados.

Os sócios contestam e Pimenta Machado faz e desfaz a seu bel prazer (algo que já lhe custou a confiança de Toni). Como se isto não bastasse o plantel treina e joga sobre brasas, num clube qua já esta época viu o seu Estádio ( um dos que vai receber o Euro 2004) ser interditado por comportamento incorrecto dos seus adeptos... São assim muitos os factores que vão contribuindo para o mau estar vigente em Guimarães, sendo complicado prever o desfecho de toda esta situação. No pior dos cenários os minhotos descem à II Liga, mas há quem se recuse a aceitar essa hipótese, e pelo sim pelo não já há movimentações na oposição a Pimenta, no sentido de tentar mudar o rumo de um clube, no qual, os treinadores nunca viveram (pelo menos nos últimos anos) em clima de paz e estabilidade. Só o actual Presidente, durante o tempo em que está à frente do clube, contratou 29 treinadores, e nesta altura a aquisição de outro técnico é uma hipótese perfeitamente plausível.
Resta-nos esperar que este histórico do nosso futebol não se afunde, até porque, jogadores de qualidade não faltam por aquelas bandas. Não obstante isso mesmo, devemos reconhecer que os erros se pagam caro e o percurso do Vitória de Guimarães tanto a nível directivo como desportivo não tem sido propriamente exemplar...

Escrito por Ivo Adão às 01:15 PM | Comentários (2)